WEB RÁDIO

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Avenida Agamenon Magalhães muda tempo de semáforo

O principal corredor viário do Recife, a Avenida Agamenon Magalhães, vai ganhar um novo sistema semafórico que deve permitir o aumento da fluidez do tráfego na via e no seu entorno. Com a tecnologia batizada de ´enlace virtual`, equipamentos dispostos ao longo de toda a avenida farão a contagem dos veículos, tanto na Agamenon quanto nas transversais e, a partir disso, possibilitarão a mudança automática e pontual da temporização dos semáforos. Isso quer dizer que a velocidade média na avenida deverá aumentar e que os engarrafamentos poderão ser dissolvidos mais rapidamente. A medida faz parte do pacote que o prefeito João da Costa apresentou, nesta quarta-feira, para melhorar o trânsito da capital.

A solução tecnológica está sendo desenvolvida pela empresa Serttel e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os primeiros testes com os equipamentos devem começar ainda neste mês. A ideia é que o volume de carros na avenida e nas transversais seja monitorado a cada minuto. Conforme a variação do número de veículos, o sistema calcula o tempo necessário para o semáforo permanecer aberto ou fechado sem que haja retenções no trânsito e envia o comando com a nova temporização do sinal automaticamente. ´Hoje, esse controle é feito de forma linear. Agora, vamos ver toda a avenida e as transversais e o tempo dos sinais mudará por meio eletrônico`, avaliou a diretora da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria de Pompéia Pessoa.

A gestora da CTTU acredita que uma versão piloto do projeto já esteja em funcionamento até o final de fevereiro. ´Estamos trabalhando para ter isso pronto já na volta às aulas, mas fevereiro é nosso prazo`, disse. Com a implantação do sistema, será possível aumentar a velocidade média dos veículos que trafegam pela Agamenon. Durante o dia, a média atingida na via é de 30 a 35 km/h. Nos horários de pico, cai para 25 km/h. Os técnicos da CTTU ainda não sabem em quanto será possível melhorar essa marca. ´O ideal é que o veículo alcance a média de 60 km/h, mas sabemos que há complicadores como overtiginoso aumento de carros nas ruas`, explicou Pompéia.

Para melhorar a fluidez na Agamenon, também serão retirados giros à esquerda e fechadas agulhas que dão acesso às vias locais. ´Queremos tirar todos os giros. Só estamos estudando a viabilidade de fazer isso no que dá acesso ao Hospital da Restauração para não atrapalhar quem precisa chegar logo à emergência`, ponderou. Quem trafega pela Agamenon aprova as medidas. ´O giro atrapalha o trânsito porque muita gente fecha o cruzamento. O ideal seria pegar um acesso pela lateral para fazer o retorno`, opinou a nutricionista Marcela Monteiro, 22 anos. ´Já era tempo de melhorar o sistema de temporização dos sinais para ver se acaba com os constantes congestionamentos aqui`, afirmou o fisioterapeuta Fábio Mariano, 53.



Saiba mais


Avenida Recife

Implantação de um semáforo para pedestres nos dois sentidos da Avenida Mascarenhas de Morais, em frente à UPA da Imbiribeira. Com isso, o giro à esquerda que dá acesso à Avenida Recife será fechado. Os condutores que estiverem no sentido subúrbio-cidade deverão fazer o retorno após a UPA e subir o viaduto no sentido Av. Recife.



Do Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário