WEB RÁDIO

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Dia do Frevo é festejado com cortejo, shows e livro

Foto:Luiz Sugimoto

Dia 9 de fevereiro, o Dia do Frevo, está sendo lembrado com festa pela Secretaria de Cultura do Recife. A programação tem início às 15h e entra pela noite com diversas atrações em vários pontos do centro da cidade.

Tudo começa às 15h, na Praça do Derby de onde a Frevioca segue até a Praça do Arsenal. A partir das 16h, no Pátio de São Pedro, na Casa do Carnaval, acontece o lançamento de livro sobre a passista e professora de frevo Zenaide Bezerra, além de show de frevo da Orquestra de Frevo Raízes com participação de Nena Queiroga, Nono Germano, Ivanildo Silva e passistas.

A festa segue com cortejo comandado pela Orquestra do Maestro Mendes e passistas até a Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, onde acontece o show de lançamento do CD do Festival de Música Carnavalesca de 2011. Abissal, Josildo Sá, Luciano Magno, Isaar e Maciel Salu, Almir Rouche, Gerlane Lops, Ed Carlos, Walkyria, Benil, Maestro Duda e Nono Germano apresentam as composições vencedoras do concurso realizado em dezembro de 2010.

Livro - Escrito pela historiadora e pesquisadora da Gerência de Patrimônio Imaterial da Secretaria de Cultura, Carmem Lélis, a publicação “Zenaide Bezerra – No Passo da Vida” contará a história da passista. Zenaide tem 62 anos que é filha de um dos mais conhecidos passistas populares de Pernambucano, Egídio Bezerra. Seguindo os passos do pai, junto com os irmãos, ela mantém há 35 anos a Escola de Frevo Egídio Bezerra, atualmente sediada na sua própria casa. Na escola, vem ensinando aos filhos, netos, bisnetos e sobrinhos, os passos do frevo, xaxado, forró, coco de roda e ciranda. O livro será distribuído para bibliotecas e instituições de pesquisa e ensino

Confira a programação completa:

DERBY

- 15h – Frevioca – derby > rua do Livramento > Av,. Conde da Boa Vista > Av. Guararapes> Praça do Arsenal

PÁTIO DE SÃO PEDRO

- 16h - Homenagem a passista de frevo Zenaide Bezerra e Lançamento do Livro “Zenaide Bezerra – No passo da Vida”

- 16h30 – show orquestra de frevo raízes com o maestro Fábio césar e passistas de Zenaide Bezerra. Participação Especial: Ed Carlos, Nena Queiroga, Nono Germano, Ivanildo silva.

- 18h – Concentração e saída do cortejo do frevo

Roteiro: Rua Direita > Livramento > Av NS do Carmo > Martins de Barros > Maurício de Nassau > Marquês de Olinda > Bom Jesus > Arsenal

Participação no cortejo: Turma de Palhaços Fantásticos do Pina, a Cobra e o Dragão, Escola Municipal de Frevo com Maestro Fernando Borges, Clube dos Bonecos Seu Malaquias, Abanadores do arruda, Clube Pavão Misterioso, Passistas de Egídio Bezerra, Cia Cultura Nordestina, Fazendo Arte, Balé Deveras, Grupo São Salomão e Orquestra Vereda Tropical.

- 18h – Orquestra Usinas de Cordas

- 19h – Concurso de Porta Estandartes

- 20h – Orquestra Evocações

PRAÇA DO ARSENAL

- 18h – Orquestra do Maestro Mendes e Passistas em frente ao Paço do Frevo

- 19h – Chegada do arrastão do Frevo

- 20h – Coral Edgard Moraes

- 21h – Show de lançamento do CD – Festival de Música carnavalesca





Da redação do Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário