WEB RÁDIO

sábado, 23 de novembro de 2019

Seis pessoas são detidas em Sirinhaém por suspeita de tráfico de drogas e associação ao tráfico

Foto: Assessoria PMPE


Na data de ontem (22), policiais militares da 10°CIPM, receberam informações que indicavam que indivíduos  praticavam tráfico de drogas no bairro Outeiro do Carmo, em Sirinhaém. 

O efetivo seguiu até o local e ficou de campana na espera dos suspeitos aparecerem. Neste momento, um dos envolvidos chegou em uma moto, com placa adulterada, e repassava sacos de drogas para outros dois homens. 

Após a visualização, a equipe policial abordou os acusados e apreendeu com eles duas trouxas de big big de maconha e R$ 94,00 em espécie. Um dos suspeitos levou os policiais até a sua residência, onde encontraram três munições cal.38, 60 pedras de crack, 250 gramas de maconha, 1 GPS, duas facas e 1 relógio invicta. A área territorial da casa que os policias revistaram, era dividida com outra propriedade, esta, pertencente a mãe do suspeito. 

O efetivo também adentrou na residência, encontrando a sua genitora, que alegava não ter conhecimento das drogas dentro da  residência dele. No interior desta casa, em questão, havia mais duas pessoas, um casal de namorados, onde o rapaz afirmou já ter passagem pela polícia, sendo preso por roubo. 

Foi encontrado no local, dois cadernos com uma lista de devedores de drogas. Diante dos fatos, todos os envolvidos foram conduzidos para a delegacia de Polícia local para adoção das medidas cabíveis.

sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Morre aos 60 anos o apresentador Gugu Liberato


Confira a nota na íntegra:
NOTA DE FALECIMENTO
Este é um momento que jamais imaginamos viver. Com profunda tristeza, familiares comunicam o falecimento do pai, irmão, filho, amigo, empresário, jornalista e apresentador Antônio Augusto Moraes Liberato (Gugu Liberato), aos 60 anos, em Orlando, Florida, Estados Unidos.
Nosso Gugu sempre viveu de maneira simples e alegre, cercado por seus familiares e extremamente dedicado aos filhos. E assim foi até o final da vida, ocorrida após um acidente caseiro.
Ele sofreu uma queda acidental de uma altura de cerca de quatro metros quando fazia um reparo no ar condicionado instalado no sótão. Foi prontamente socorrido pela equipe de resgate e admitido no Orlando Health Medical Center, onde permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva, acompanhado pela equipe médica local.

Na admissão deu entrada em escala de *Glasgow de 3 e os exames iniciais constataram sangramento intracraniano. Em virtude da gravidade neurológica, não foi indicado qualquer procedimento cirúrgico. Durante o período de observação foi constatada a ausência de atividade cerebral. A morte encefálica foi confirmada pelo Prof. Dr. Guilherme Lepski, neurocirurgião brasileiro chamado pela família, que após ver as imagens dos exames em detalhes, confirmou a irreversibilidade do quadro clínico diante de sua mãe Maria do Céu, dos irmãos Amandio Augusto e Aparecida Liberato, e da mãe de seus filhos, Rose Miriam Di Matteo.
Ainda não temos detalhes sobre o traslado para o Brasil. Informações sobre velório e sepultamento serão passadas assim que tudo estiver definido.

Ele deixa três filhos, João Augusto de 18 anos e as gêmeas Marina e Sophia de 15 anos.
Atendendo a uma vontade dele, a família autorizou a doação de todos os órgãos.
Gugu sempre refletiu sobre os verdadeiros valores da vida e o quão frágil ela se revela. Sua partida nos deixa sem chão, mas reforça nossa certeza de que ele viveu plenamente. Fica a saudade, ficam as lembranças – que são muitas – e a certeza que Deus recebe agora um filho querido, e o céu ganha uma estrela que emana luz e paz.

Familiares e funcionários

São Paulo, 22 de novembro de 2019

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” e Fragata “União” realizam visitação pública no Recife-PE

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico
“Vital de Oliveira

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” e a Fragata “União”, da Marinha do Brasil, estarão abertos à visitação pública neste sábado (24) e domingo (25), das 14h às 17h, no Porto do Recife. As atracações em Pernambuco estão na programação da Operação Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida!, reforçando as ações da Marinha do Brasil na região.

O evento é uma oportunidade para os cidadãos do Estado conhecerem o NPqHo “Vital de Oliveira” que é considerado uma das plataformas de pesquisa mais avançadas do mundo, com equipamentos científicos capazes de mapear dados da atmosfera, oceano, solo e subsolo marinhos, possibilitando um melhor conhecimento das riquezas da Amazônia Azul.

Fragata União

Já a Fragata “União” é a última de uma série de seis navios de guerra da classe Niterói, incorporados, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a segunda construída pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Ao longo de sua história, destacou-se em diversas comissões, sejam em missões reais ou de treinamento. Entre elas, destacam-se as cinco participações na Força Interina das Nações Unidas, no Líbano, integrando a Força-Tarefa Marítima (FTM-UNIFIL).

quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Jaboatão será único município de Pernambuco a ter Escola Cívico-Militar

Foto: Matheus Britto/PJG

O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira (21), a lista dos municípios brasileiros que serão contemplados com o Programa de Escolas Cívico-Militares, no próximo ano. Jaboatão dos Guararapes será o único de Pernambuco. 

A Prefeitura do Jaboatão definirá, junto com gestores, pais e alunos, qual a unidade da rede municipal que será escolhida, conforme o critério da vulnerabilidade social. O MEC em parceria com o Ministério da Defesa, destinará R$ 1 milhão para cada uma das 54 escolas que serão selecionadas no País. 
O anúncio foi feito pelo ministro Abraham Weintraub durante coletiva, em Brasília.

A Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Municipal de Educação, tomou a iniciativa de aderir ao programa federal, após o Governo do Estado não ter interesse em incluir Pernambuco. No início de outubro deste ano, a gestão municipal encaminhou o pedido de adesão ao Ministério da Educação e, nesta quinta-feira, tomou conhecimento do resultado.

“Decidimos aderir ao Programa de Escola Cívico-Militar com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade do ensino nas nossas escolas e reduzir os índices de insegurança. Atualmente, a rede de ensino de Jaboatão tem o melhor IDEB da Região Metropolitana, mas há unidades situadas em locais considerados de vulnerabilidade social. Por isso, precisamos canalizar as atenções para essas escolas.
Esse programa do Ministério da Educação junto com o Ministério da Defesa chega justamente com a meta de melhorar o desempenho escolar e o fortalecimento dos valores humanos e cívicos. Nessas escolas temos jovens dedicados e com um grande futuro pela frente. E é nosso dever dar a garantia de ensino de qualidade e segurança que eles precisam”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

Durante a coletiva, o ministro Abraham Weintraub avisou que o programa será implantado já no início do ano letivo de 2020. A intenção, inclusive, não é militarizar os alunos, mas criar um pacto escolar com a participação de militares da reserva trabalhando a sensação de pertencimento do aluno à escola. 

Todos os envolvidos no Programa de Escola Cívico-Militar, entre os quais militares e gestores, passarão por capacitação e formação sobre o projeto pedagógico, normas de conduta, avaliação e supervisão escolar, conhecimento das regras e atribuição de cada profissional.

Brasil cria mais de 70.800 empregos com carteira assinada em outubro


O Brasil ultrapassou a marca de 70.800 mil empregos com carteira assinada em outubro. A informação consta no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Ministério da Economia.
De acordo com o balanço, cinco dos oito setores da economia tiveram resultado positivo. O destaque no mês ficou com o comércio, responsável por quase 44 mil novas vagas. O setor de Serviços ficou com 19.123 novas contratações, a Indústria de Transformação, com 8.946, a Construção Civil com 7.294 e o setor da Extrativa Mineral com mais 344 novos trabalhadores.
Por outro lado, apresentaram saldo negativo os setores da Agropecuária, com 7.819 demissões, Serviços Industriais de Utilidade Pública, com baixa em 581 postos, e Administração Pública com menos 427.
As cinco regiões do país tiveram saldo positivo em outubro, com destaque para a Região Sul, com a geração de mais de 27.300 novas vagas. Os dados do Caged mostram também que outubro foi o mês com o menor número de desligamentos mediante acordo entre empregador e empregado deste ano.




Fonte: Agência do Rádio

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

PM e PF erradicam pés de maconha no Sertão



Durante a Operação Percursora Facheiro V, realizada em conjunto com a Polícia Federal, policiais militares da 2ª CIPM erradicaram uma plantação de maconha, na manhã desta quarta-feira (20/11), em Cabrobó, na zona rural do município, no Sertão pernambucano. O cultivo era realizado nas ilhotas próximas à Ilha da Assunção.

Em duas dessas ilhotas, as equipes localizaram 1.062 pés do entorpecente, divididos em 354 covas, que foram incinerados no local. Apenas uma pequena amostra foi entregue na Delegacia de Polícia Federal de Salgueiro, para os devidos registros da ocorrência.

Líder do PSC, André Ferreira entrega medalha a Manoel Ferreira, na Câmara



Uma vida dedicada à boa política e a Deus. A história do deputado estadual Manoel Ferreira (PSC) foi reconhecida nesta quarta-feira (20)  pela Câmara Federal com a entrega da Medalha do Mérito Legislativo, a mais alta comenda da Casa e concedida a personalidades que se destacam em suas áreas.

A indicação do nome do deputado pernambucano partiu do PSC, que decidiu homenagear Manoel Ferreira não só pela  trajetória política, mas também pelas bandeiras que defende, que são as mesmas do partido, como a defesa da família.

“É uma grande honra para mim receber esse reconhecimento do partido que tanto me identifico. Isso só me estimula a continuar trabalhando ainda mais para ajudar as pessoas”, afirmou Manoel Ferreira, após receber a comenda.

Líder do PSC na Câmara Federal, o deputado André Ferreira representou o partido na entrega da comenda e disse ver em Manoel Ferreira um exemplo não só na política, mas também na vida. 

“Manoel Ferreira é  um espelho que  sigo na minha vida. Como pai, me ensinou o verdadeiro sentido da família. É como político, mostrou o  caminho da verdade, da retidão e da justiça. Foi uma alegria imensa poder entregar essa Medalha do Mérito Legislativo a Manoel Ferreira pelo exemplo que ele é", falou, emocionado, André Ferreira.

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Fred Ferreira quer barrar homenagem a Lula


O vereador do Recife, Fred Ferreira (PSC), apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar a concessão da Medalha do Mérito José Mariano ao ex-presidente Lula.
Confira a justificativa do vereador, que é do segmento evangélico e aliado do presidente Jair Bolsonaro.
É certo que não faz sentido algum assistirmos ao Poder Público, o qual deve sempre dar o exemplo, deixar de estabelecer critérios, ou seja, deixar de ser mais severo no momento da escolha das pessoas a serem homenageadas, seja com honrarias, títulos, ou mesmo com a denominação de escolas, estradas, viadutos, etc.
O arcabouço normativo que disciplina tais homenagens encontra largo amparo nas bases mais profundas de uma sociedade dita civilizada: é essencial enaltecermos e reverenciarmos os bons exemplos de ética e retidão de caráter ao concedermos quaisquer homenagens ou títulos, como forma de proporcionar visibilidade a figuras exemplares da sociedade, que representem de fato um modelo para as atuais e futuras gerações. Essas qualidades estão presentes em pessoas de todos os níveis sociais, culturais ou econômicos, que trazem em comum valores universais os quais, naturalmente, despertam o que de mais humano existe dentro de nós.
Ao homenagearmos e concedermos títulos de destaque a pessoas cujas ações conflitam com esses valores, estamos promovendo e avalizando posturas e atitudes que contrariam os valores basilares de sustentação da sociedade.
Por fim, justificamos a presente revogação tendo em vista que a outorga ainda não se consumou, o que se daria com a devida entrega, a qual não foi realizada até o momento.

Importação de cigarro eletrônico pode ser considerada contrabando


A importação de cigarro eletrônico pode ser classificada como contrabando. É o que prevê o projeto de lei 5085/19, de autoria do deputado Enéias Reis (PSL-MG). De acordo com parlamentar, a pena imposta para quem cometer a infração, varia de dois a cinco anos de reclusão. A medida vale para quem importar eletrônicos fumígenos saborizados, cigarros eletrônicos saborizados ou quaisquer dispositivos eletrônicos saborizados, usados em substituição aos fumígenos.
O parlamentar lembra que os cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil, mas acabam sendo comprados pela internet ou em lojas de produtos importados, principalmente por jovens.
“O projeto tem como objetivo, de fato, proibir o contrabando de cigarros eletrônicos com sabores no país, já visto que esta proibição já existe; mas, ainda há pessoas que compram via internet e o projeto visa criminalizar esta ação”, conta.
Ainda de acordo com o deputado, o intuito do PL é evitar danos à saúde dos usuários.
“Nós estamos em uma onda de casos seríssimos nos Estados Unidos, de adolescentes em coma, entubado, não só na América do Norte, mas na Europa como um todo, fruto, justamente, do uso do cigarro eletrônico com sabor. Antes que isso venha atingir os nossos jovens no Brasil, nós estamos antecipando com o projeto de lei proibindo a importação deste tipo de cigarro”, disse.
O projeto de lei ainda vai ser analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ), antes de ser votado pelo Plenário.

Jaboatão antecipa segunda parcela do 13º salário



A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta segunda-feira (18), a decisão de antecipar o pagamento da segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais. De acordo com o prefeito, a liberação da remuneração, que estava programada para acontecer em 13 de dezembro, vai ser realizada na próxima segunda-feira, 25 de novembro. Ao todo, somando com a folha do mês, serão injetados cerca de R$ 85,5 milhões na economia do município.

O prefeito explicou que, com essa antecipação, os servidores municipais poderão se planejar e antecipar as compras de final de ano. Ainda segundo o gestor, o ato se deve ao planejamento financeiro realizado pela administração municipal, política de redução de custos e aplicação de recursos de forma inteligente e responsável. 

“Estamos conseguindo antecipar o pagamento porque chegamos ao final de 2019 com nossas finanças perfeitamente equilibradas. Assim, todos os nossos funcionários, da ativa e aposentados, poderão ter mais tranquilidade para programar viagens e confraternizações com suas famílias”, afirmou Anderson Ferreira.

MP acaba com DPVAT a partir de janeiro de 2020




É oficial. O DPVAT está extinto.


A medida provisória que acaba com o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por veículos automotores de via terrestre foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e vale a partir de primeiro de janeiro de 2020.

Segundo o governo, a decisão seguiu orientação do Tribunal de Contas da União.

O principal objetivo é economizar o dinheiro gasto com a gestão do seguro e acabar com as fraudes;

Para se ter uma ideia, apenas no ano passado foram identificadas 12 mil fraudes ao DPVAT.

Apesar da extinção, os acidentes ocorridos até 31 de dezembro deste ano continuam cobertos pelo Seguro Obrigatório.

As indenizações variam de 135 a 13 mil e 500 reais, dependendo da ocorrência.

Segundo o governo, mesmo com o fim do DPVAT, o cidadão não ficará desamparado em caso de acidente.

O tratamento médico é garantido por meio do Sistema Único de Saúde e os segurados do INSS contam também com auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e de pensão por morte.






Fonte: Agencia do Rádio 

PRF divulga balanço da Operação Proclamação da República em Pernambuco



Entre a quinta-feira (14) e o domingo (17), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 45 acidentes nas rodovias federais do estado, que deixaram 31 pessoas feridas e três mortas. A  Operação Proclamação da República do ano passado teve um dia a mais e foram registrados 61 acidentes, com 59 feridos e cinco mortes. Em 2019 a média de acidentes por dia foi de 11,2 ocorrências, enquanto que em 2018, foram registradas 11,8.

O acidente mais grave ocorreu na madrugada de domingo, no quilômetro 94,3 da BR 232 em Sairé, durante uma colisão lateral de um veículo de passageiros em uma caminhonete. O acidente foi provocado por uma suposta tentativa de assalto que resultou na morte de três pessoas e deixou quatro feridas. Entre os mortos, há dois suspeitos de participar do crime.

Em quatro dias, foram abordados 3.205 veículos e 3.600 pessoas, sendo emitidas 2.543 autuações por diversas infrações. Entre elas, destacam-se 143 pelo não uso do cinto de segurança, 132 por ultrapassagens indevidas, 90 pela falta do capacete e 25 pela ausência da cadeirinha para crianças. 

No combate à alcoolemia foram realizados 2.076 testes com o bafômetro, emitidas 56 autuações e presos dois motoristas que estavam sob efeito de álcool. No ano passado foram realizados 1.102 testes, com 38 autuações e uma prisão. A fiscalização contou com apoio do etilômetro passivo, que indica se o condutor ingeriu álcool sem a necessidade de soprar o bocal. 

As ações educativas alcançaram 130 pessoas a partir de palestras do Cinema Rodoviário, que busca conscientizar motoristas e passageiros sobre o papel de cada um na construção de um trânsito mais seguro. Nesse período também foram prestados 42 auxílios a motoristas que tiveram problemas mecânicos ou se envolveram em acidentes sem vítima.

O combate à criminalidade resultou na prisão de 17 pessoas por diversos crimes, como roubo, receptação de veículo roubado, porte ilegal de arma, uso de documento falso e com mandado de prisão em aberto. Nesse período, três veículos roubados foram recuperados. 

Durante a operação foram recolhidos 243 veículos irregulares, 159 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLVs) e 43 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs).  Ainda foram flagrados caminhões transportando um total de 29,9 toneladas de mercadorias com excesso de peso.

domingo, 17 de novembro de 2019

Dupla é detida com carga de eletrônicos roubada em Igarassu



Dois homens, de 28 e 29 anos, que estavam em um caminhão carregado de produtos eletrônicos roubados foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) neste domingo (17), na BR 101, em Igarassu, no Grande Recife. O veículo portava placas clonadas e possuía registro de roubo em outubro deste ano, no município de Ribeirão, na Mata Sul do estado.

A abordagem ao caminhão foi realizada por policiais que estão na Operação Em Frente, Brasil e PRFs da unidade de Igarassu às 3h40 da madrugada, no quilômetro 26 da rodovia. Quando o veículo parou, um dos ocupantes desembarcou e correu para uma área de mata.

Foram realizadas buscas na região, mas ele não foi localizado. Os outros dois ocupantes foram detidos pelas equipes.

No interior do veículo foram encontrados 400 celulares, 35 TVs e produtos diversos, como monitores, tablets, notebooks e impressoras. Há suspeita de que a carga tenha sido roubada dos Correios e de empresas de comércio eletrônico.

O caminhão teria saído da Paraíba em direção a Pernambuco. Os homens foram detidos e encaminhados junto com o veículo à sede da Polícia Federal, localizada no Cais do Apolo, na área Central do Recife.