WEB RÁDIO

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Prefeitura do Jaboatão inaugura Ambulatório de Endocrinologia Feminina

Foto: Arquivo/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes implanta no Centro de Referência à Saúde da Mulher, localizado no Centro da Mulher Empreendedora, em Prazeres, a partir desta segunda-feira (09), o ambulatório de Endocrinologia Feminina. Serão disponibilizados sessenta atendimentos semanais, todas as segundas e quintas, a partir das 10h, totalizando 240 consultas mensais. O público-alvo para atendimento serão mulheres acima dos 18 anos de idade e gestantes de qualquer faixa etária em atendimento no Pré-natal de Alto Risco que apresentem comorbidades, mediante o fluxo definido de atendimento.

O primeiro atendimento deverá ser realizado nas unidades de saúde do município. Com o diagnóstico já definido, as consultas de retorno serão viabilizadas pela equipe do Centro de Referência à Saúde da Mulher, conforme disponibilidade da agenda mensal. As pacientes poderão acompanhar a consulta no aplicativo De Olho na Consulta.

A Secretaria Municipal de Saúde destaca que é fundamental a assistência endocrinológica para garantir a saúde e bem-estar das mulheres. Dentre os agravos passíveis de acompanhamento pela endocrinologia feminina ressaltam-se: dificuldade para engravidar, amenorreias (atraso ou ausência da menstruação), hiper e hipotireoidismo, cistos nos ovários, hirsutismo (o aumento anormal de pelos na mulher), menopausa – desde a pré-menopausa até a necessidade de reposição hormonal, osteoporose, obesidade, hipertensão e diabetes, tumores na hipófise, no hipotálamo, na tireoide, nas glândulas suprarrenais, no pâncreas e ovários, dentre outros.

Um comentário: