WEB RÁDIO

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Para evitar carreata, CTTU bloqueia avenida na Zona Sul do Recife na tarde desta sexta-feira



Foto: Rodrigo Baltar


Através da internet um grupo organizou uma carreata na tarde desta sexta(15) para protestar contra o decreto do Governo de Pernambuco determinando uma espécie de "lockdown a partir deste sábado no Recife e em mais quatro cidades da Região Metropolitana.

A carreata teve início nas imediações do Aeroporto e ao chegar próximo de uma floricultura, agentes da CTTU bloquearam totalmente a Avenida Mascarenhas de Moraes no sentido Centro impedindo a passagem dos manifestantes e quem também não estava participando.

Foto: Rodrigo Baltar

Com a chegada do Coronel Alano, comandante do 19° BPM o trânsito aos poucos foi sendo liberado. O Coronel não quis dar entrevista.

4 pessoas foram detidas  e encaminhadas à delegacia de Boa Viagem e 12 veículos apreendidos.

Fizemos algumas entrevistas no local do bloqueio através de Live no Facebook.

Assista neste Link





Auxílio emergencial: Governo publica calendário de pagamento da 2ª parcela


O governo publicou o calendário do pagamento da 2ª parcela do auxílio emergencial de R$ 600 na edição de hoje do Diário Oficial da União.

Segundo a portaria assinada pelo Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, os beneficiários que tenham recebido a primeira parcela até o dia de 30 de abril receberão o crédito da segunda parcela em poupança social digital aberta em seu nome de acordo com a data de nascimento.

Nestas datas, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual.


Confira abaixo:


  • 20 de maio: nascidos em janeiro e fevereiro
  • 21 de maio: nascidos em março e abril
  • 22 de maio: nascidos em maio e junho
  • 23 de maio: nascidos em julho e agosto
  • 25 de maio: nascidos em setembro e outubro
  • 26 de maio: nascidos em novembro e dezembro


Segundo a portaria, "para fins de organização do fluxo de pessoas em agências bancárias e evitar aglomeração", os recursos estarão disponíveis para saques e transferências bancárias conforme o seguinte calendário:


  • 30 de maio: nascidos em janeiro
  • 1 de junho: nascidos em fevereiro
  • 2 de junho: nascidos em março
  • 3 de junho: nascidos em abril
  • 4 de junho: nascidos em maio
  • 5 de junho: nascidos em junho
  • 6 de junho: nascidos em julho
  • 8 de junho: nascidos em agosto
  • 9 de junho: nascidos em setembro
  • 10 de junho: nascidos em outubro
  • 12 de junho: nascidos em novembro
  • 13 de junho: nascidos em dezembro


Beneficiários do Bolsa Família


Para quem recebe o Bolsa Família, o calendário é diferente. Os saques em espécie começam na segunda-feira (18) e ocorrerão conforme o número do NIS (Número de Identificação Social). Confira:


  • NIS 1: 18 de maio
  • NIS 2: 19 de maio
  • NIS 3: 20 de maio
  • NIS 4: 21 de maio
  • NIS 5: 22 de maio
  • NIS 6: 25 de maio
  • NIS 7: 26 de maio
  • NIS 8: 27 de maio
  • NIS 9: 28 de maio
  • NIS 0: 29 de maio






Fonte: Uol

quinta-feira, 14 de maio de 2020

Sindicato alerta sobre a distribuição de máscaras aos profissionais de saúde sem a aprovação da Anvisa

Foto: Pixabay


O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Pernambuco (SATENPE) alerta que os profissionais de saúde estão recebendo Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) sem o selo de regulamentação. Alguns modelos de máscaras (N95, PFF2 ou equivalente), que vieram da China, tem a sua comercialização proibida no Brasil, conforme Resolução nº1480/2020 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (12/05). Entidade cobrará a certificação desses materiais distribuídos pelo Estado, municípios e rede privada.

Segundo o documento, foi considerado que os "Respiradores para Particulados" (N95, PFF2 ou equivalente) falharam em demonstrar uma eficiência mínima de filtragem de partículas de 95% em monitoramento realizado pela autoridade estrangeira americana, National Institute for Occupational Safety and Health - NIOSH. A Resolução destaca ainda o iminente risco de contaminação aos profissionais de saúde devido aos materiais que não atendem às especificações de filtragem mínimas.

Esse mesmo material é proibido em alguns países, como os EUA, pois, não oferece segurança aos trabalhadores, segundo o presidente do SATENPE, Francis Herbert. "Em Pernambuco, foram comprados grandes lotes e já foram distribuídos. Vamos cobrar para que o Estado, municípios e a rede privada provem que as máscaras e os outros equipamentos de proteção tenham o selo do órgão federal, autorizando a sua comercialização", ressaltou.

"Recebemos denúncias que alguns trabalhadores reaproveitam a máscara N95, algo que já está errado. Para piorar, esses lotes não tem segurança porque não passaram por um crivo da Anvisa. Por isso, estamos cobrando documentações que comprovem a regularização desses materiais tão essenciais para a proteção dos trabalhadores que estão na linha de frente em combate à Covid-19", acrescentou.

Park Hotel realiza intervenção artística na fachada para transmitir mensagem de amor e otimismo


Em tempos de pandemia, a arte tem sido para muitos o combustível ideal para atravessar esse período com esperança e otimismo. Pensando nisso, a direção do Park Hotel, localizado ao lado da pracinha de Boa Viagem na capital pernambucana, resolveu convidar o artista urbano e empreendedor social Rafa Mattos para realizar uma intervenção artística que leve uma mensagem de amor e solidariedade a todos que passem pela frente do hotel.

Com palavras e imagens que transmitem sensibilidade e cuidado, o trabalho de grafitagem de Rafa Mattos transforma o muro do Park Hotel para ajudar a colorir e ressignificar a paisagem urbana tal como foi feito pelo artista nos hospitais de campanha do Recife. “A ideia é levar um sentimento positivo, de conexão, acolhimento e união entre pessoas, incentivando-as a seguir o protocolo de segurança sanitária, usar máscara e se manter firmes na fé de dias melhores. No painel, retrato os colaboradores do hotel, como camareiras, recepcionistas, funcionários da limpeza e segurança, que dão vida a personagens com suas roupas e material de trabalho e muitos corações e regador do amor”, comenta.

De acordo com a diretora do hotel, Carolina Oliveira, a ideia veio de uma inquietação da própria direção e da equipe de funcionários. “O nosso desejo genuíno é compartilhar e transmitir um pouco de amor aos pernambucanos, aos profissionais da saúde e aos que realizam atividades essenciais. É o nosso jeito de agradecer a cada um deles e pedir que aqueles que podem fiquem em casa e se cuidem”, afirma.

Esse gesto de solidariedade não é a primeira iniciativa do Park Hotel desde o início da pandemia. O equipamento não só manteve as portas abertas como passou a receber hóspedes especiais durante esse período com tarifas reduzidas. Com a campanha “Cuidamos bem de quem cuida da gente”, ofertou tarifas especiais para profissionais da saúde com café da manhã, lavanderia industrial e estacionamento inclusos. Para isso, também contou com a consultoria de um médico infectologista, o qual norteou todas as medidas necessárias para atender às orientações e exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e demais órgãos governamentais.

“São novos tempos, desafiadores, e precisamos atravessá-los com solidariedade, criatividade e esperança, sempre atentos aos cuidados com a saúde de nossos colaboradores e hóspedes”, completa Carolina.

Com 193 apartamentos modernos e aconchegantes, o Park Hotel fica a apenas a 3,4 km do aeroporto, com localização privilegiada, cercado pela beleza natural da Praia de Boa Viagem e próximo aos principais centros empresariais, industriais e atrações turísticas.



ARTISTA - O Movimento Plante Amor Colha O Bem surgiu despretensiosamente em 2012 quando Rafa Mattos começou a deixar mensagens de amor no lixo urbano que cruzava o seu caminho. Uma simples reflexão sobre a importância de resgatarmos o amor em nosso cotidiano, feita com o desenho de um "regador com coração" e a frase "plante amor colha o bem". 

O Plante Amor Colha O Bem já é reconhecido em todo o Brasil como um legítimo movimento de amor, gentileza, amizade, solidariedade e união. “Defendemos a Afetividade e a Educação como as principais ferramentas de transformação social. Acreditamos que o amor é o sentimento maestro, regente de tudo o que há de bom em nós. E ao olharmos a vida pela ótica do amor, assumimos o compromisso de oferecer o melhor que temos, transformando não apenas a nossa vida, mas todo o nosso entorno”, afirma. Rafa Mattos leva sua arte afetiva ao público por meio de Palestras, Oficinas Criativas, Campanhas de Marketing / Endomarketing, Pintura de Murais, Dinâmicas de Grupo, Apresentações Artísticas, Projetos de Empreendedorismo Social e Ações Solidárias.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

PRF realiza Operação Nacional de Segurança Viária em Pernambuco



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia na quinta-feira (14) a Operação Nacional de Segurança Viária nas rodovias federais de Pernambuco. A iniciativa segue até a segunda-feira (18) e visa promover a redução da violência no trânsito, a partir do reforço na fiscalização dos trechos críticos de acidentes elencados durante o período da pandemia do Covid-19.

A superlotação das unidades de saúde devido às internações de pacientes infectados pelo coronavírus tem provocado uma redução da capacidade de atendimento e, consequentemente, um aumento no risco de infecção das vítimas de acidentes de trânsito. Neste sentido, a PRF iniciou a campanha que faz o alerta “em tempos de pandemia, se for sair de casa, respeite as leis de trânsito”, que está alinhada com o tema do Movimento Maio Amarelo: "Perceba o risco. Proteja a vida."

A partir dessa constatação, o órgão realizou um levantamento dos trechos onde mais ocorreram acidentes graves nas rodovias federais de Pernambuco, entre 11 de março a 30 de abril deste ano. Apesar da redução da violência no trânsito nesse período, esses locais se destacaram pela quantidade de acidentes e vítimas graves.

Dessa forma, a operação irá direcionar as ações de policiamento e fiscalização com foco na segurança viária, em especial na prevenção e redução dos acidentes que podem resultar em feridos graves e mortes. 


Trechos críticos de 11/03 a 30/04/2020


BR 101 – Km 70 a 80 – Jaboatão dos Guararapes
Acidentes Graves - 8
Total de Acidentes – 27
Feridos - 26
Mortes - 3

BR 101 – Km 60 a 70 – Recife
Acidentes Graves - 5
Total de Acidentes – 24
Feridos - 23
Mortes - 0

BR 428 - Km 180 a 190 – Petrolina
Acidentes Graves - 4
Total de Acidentes – 7
Feridos - 9
Mortes - 0

BR 423 - Km 90 a 100 – Garanhuns
Acidentes Graves - 3
Total de Acidentes – 3
Feridos - 5
Mortes - 0

BR 232 - Km 10 a 20 – Jaboatão dos Guararapes
Acidentes Graves - 2
Total de Acidentes – 3
Feridos - 2
Mortes - 4

BR 316 - Km 10 a 20 – Serrolândia
Acidentes Graves - 2
Total de Acidentes – 2
Feridos - 3
Mortes - 2

terça-feira, 12 de maio de 2020

André Ferreira faz apelo para que líderes religiosos possam ir aos templos no lockdown para cultos online



Diante das restrições severas ao deslocamento anunciadas pelo Governo do Estado para cinco município pernambucanos, o deputado federal André Ferreira (PSC) faz um apelo ao governador Paulo Câmara para que ele inclua entre as atividades essenciais neste período o trabalho dos líderes religiosos. 

Dizendo entender que as medidas adotadas pelo Governo são importantes para evitar a propagação do coronavírus, o parlamentar acrescenta que não se trata de abrir templos evangélicos ou igrejas católicas ao público. Mas, sim, uma autorização para que líderes de todas as religiões possam continuar a realizar os seus cultos online e os trabalhos sociais.

“Em um momento de angústia, desesperança e medo, como o que estamos vivendo, é necessária uma palavra de conforto para as pessoas que já estão há 60 dias dentro de suas casas. E é isso que peço ao governador Paulo Câmara, que permita que os líderes religiosos levem paz e sossego, nos seus cultos online, neste momento tão difícil”, afirmou André Ferreira.

O deputado lembra que em outros locais que enfrentam o isolamento rigoroso as atividades religiosas foram mantidas como essenciais. É o caso do Amazonas, em que a Assembleia Legislativa aprovou, no dia 6, um projeto nesse sentido.

Ou também em Fortaleza, onde a Prefeitura autorizou que os líderes religiosos continuem dando suporte espiritual às pessoas por meio de transmissões virtuais de serviços religiosos. Mas sempre seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde de que não haja culto presencial.

“A igreja é um dos pilares da ordem social e os religiosos estão orando para que esse mal passe logo. Por isso é importante que esse trabalho continue no período de isolamento mais rigoroso. Todos os cuidados estão sendo tomados durante os cultos. As equipes foram reduzida e estão seguindo as determinações dos órgãos de saúde. Então apelo à sensibilidade do governador para que permita o deslocamento aos templos dos religiosos e suas equipes, para que os cultos online não sejam interrompidos”, ponderou André.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Governo de Pernambuco proíbe circulação de pessoas com adoção de medidas restritivas no Recife e mais quatro cidades da RMR.




O governo do estado de Pernambuco decretou no final da manhã desta segunda-feira (11), novas medidas de quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir do próximo sábado (16).

A medida a princípio terá duração de 15 dias com determinação de uso obrigatório de máscaras. Restrições de trânsito de veículos e pessoas vão ser adotadas. 

Durante esta semana estará vigorando um período educativo nas cidades até a próxima sexta-feira (15).

Mesmo não usando o termo "lockdown", o governo diz que o decreto de quarentena proíbe que pessoas saiam de casa sem necessidade.

A circulação de pessoas fica proibida, exceto para atividades essenciais, tendo o cidadão a obrigação  de portar documento de identificação e justificativa de destino e finalidade para a saída.


Rodízio de veículos

Será implantado rodízio de veículos nas cidades, similar ao realizado em São Paulo. Nos dias pares, com circulação para veículos com placas terminadas em número par. Nos dias ímpares, os que tem as placas terminadas em número ímpar.

Estão excluídos do rodízio táxis e ônibus, além dos utilizados por profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Também não são incluídos no rodízio os serviços essenciais, como abastecimento de água e gás, energia, Correios, imprensa, produtos alimentares, funerárias, obras, coleta de lixo, guincho e ambulâncias.

Os profissionais devem apresentar crachá, carteira de trabalho ou aplicativo para comprovar que podem circular.

Vão ser implantados pontos de bloqueio nos cinco municípios, com recomendação para retorna e possível apreensão e remoção de veículos sem autorização para transitar.


Uso obrigatório de máscaras

Toda a população passa a ser obrigada a utilizar máscaras. Caso pessoas sejam flagradas em estabelecimentos comerciais ou transporte público sem o equipamento de segurança, a empresa pode ser multada. 

O cidadão que circular em via pública sem máscara vai ser orientado a retornar para casa.

As máscaras já eram exigidas para quem atuava em serviços essenciais, como o comércio, desde o dia 27 de abril.