WEB RÁDIO

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Prefeitura de Jaboatão e Fundaj firmam acordo de cooperação técnica na área da Educação

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, nesta segunda-feira (24), com a meta de identificar onde o município poderá avançar ainda mais na área. O acordo envolve estudos, projetos e seminários, além de apoio na identificação de evasão escolar,expectativas de servidores, estudantes e familiares, entre outros, a partir do momento que a rede municipal volte a ter aulas presenciais, que estão suspensas desde o ano passado devido à pandemia da Covid-19. 

O termo foi assinado pelo prefeito Anderson Ferreira e o presidente da Fundaj, Antônio Campos, na sede do Governo Municipal. “A Fundação assina hoje este termo com o compromisso de auxiliar a gestão municipal no que tange à Educação. Sabemos que Jaboatão tem índices positivos nesta área e que a Fundaj, como instituição que tem entre seus pilares a educação, contribuirá para dados ainda mais positivos”, afirmou Antônio Campos.

 Anderson Ferreira destacou os resultados obtidos pela gestão com as ações que vêm sendo feitas. “Trabalhamos todos os dias para melhorar ainda mais a Educação no nosso município, inclusive ganhamos o prêmio da ONU por excelência em gestão pública. Essa cooperação técnica que iniciamos hoje vai contribuir muito nesse sentido, pelo que representa a Fundação Joaquim Nabuco. Agradeço à Fundaj e ao presidente Antônio Campos, que enxergaram o potencial de Jaboatão. Juntos podemos realizar mais parcerias”, destacou o prefeito.

Além do trabalho voltado à Educação de Jaboatão, que marca a primeira frente de atuação desta cooperação, haverá a instrumentalização de servidores e colaboradores públicos sobre planejamento, gestão e governança de políticas públicas no atual contexto e projetos da área da saúde. Após a assinatura do termo, projetos específicos serão elaborados por ambas as partes, cabendo a cada um a construção de um plano de trabalho. 

A Fundaj, inclusive, vai auxiliar Jaboatão nas pesquisas realizadas por Jaboatão através da consulta popular lançada para contribuir com o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025. Pela Fundaj, integram a parceria as diretorias de Pesquisas Sociais (Dipes) e Formação Profissional e Inovação (Difor). Já pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, atuam as secretarias de Educação, Saúde e de Planejamento e Fazenda.


 Aulas

Em Jaboatão, as aulas estão suspensas desde o ano passado por conta da pandemia da Covid-19, mas o município está preparado para o retorno dos estudantes às escolas, assim que o momento for considerado seguro. Será nessa ocasião que a parceria Fundaj/Prefeitura do Jaboatão terá um papel importante na percepção da evasão escolar, entre outros fenômenos provenientes desse novo cenário. Os estudantes que não comparecerem serão identificados e a Secretaria Municipal de Educação poderá apurar quais as razões e providenciar as soluções para o retorno de todos eles. Com isso será feita a busca ativa nas próprias residências.

Em 2020, Jaboatão tinha 64 mil alunos matriculados e neste ano a rede passou a ter 65 mil. Todos recebem mensalmente o Caderno de Atividades para ser preenchido em casa e o Kit de Alimentos. Já foram entregues, neste ano, o material escolar e os livros paradidáticos com as referidas orientações. Neste mês de maio, foi lançada a TV Escola Jaboatão, que transmite aulas de segunda a sexta-feira, nos horários das 10h às 12h e das 16h às 18h, através da TV Nova Nordeste. As aulas também estão disponíveis no YouTube e Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário