WEB RÁDIO

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Jaboatão divulga calendário de pagamento de servidores para 2021

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes divulgou, nesta sexta-feira (22), o calendário de pagamento dos servidores ativos e inativos. Os proventos serão pagos até o último dia útil de cada mês, enquanto o 13º, previsto para ser liberado na segunda quinzena de dezembro. Este é o quinto ano consecutivo que o funcionalismo municipal conta a garantia de que receberá os salários dentro do mês trabalhado, podendo, dessa forma, se planejar adequadamente ao longo de 2021.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância de manter o equilíbrio financeiro da gestão para respeitar os prazos de pagamento. “Ao longo destes quatro anos de administração, buscamos cumprir rigorosamente as datas estabelecidas no calendário de pagamentos. Esse é um compromisso da nossa gestão para garantir que cada família possa gerir seus recursos com antecipação”, pontuou.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Vigilância Sanitária do Jaboatão orienta escolas particulares sobre cuidados para volta às aulas


Foto: Leandro de Santana / PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, na manhã desta quinta-feira (21), capacitação sobre o protocolo sanitário a ser seguido em toda a rede particular de ensino, para evitar a disseminação da Covid-19. O início do ano letivo de 2021 está previsto para o próximo dia 2 de fevereiro e é necessário que estudantes, professores e demais profissionais retornem às escolas com segurança. 

A ação realizada na quadra da Escola Divino Mestre, em Piedade teve como público-alvo gestores das escolas do município que contam com ensino infantil e fundamental. Todos foram orientados sobre como se prevenir da doença, dando ênfase ao número reduzido de alunos nas salas de aula para garantir o distanciamento social, medição de temperatura, uso de máscaras e higienização. 

Priscila Santana, gerente de ensino da Escola Divino Mestre destacou a importância da ação para os gestores das escolas. "As informações passadas nessa capacitação foram de suma relevância para a volta do ensino presencial. É necessário que todos que fazem parte da comunidade escolar se sintam seguros com o retorno das atividades", afirmou. 

A retomada das aulas presenciais foi comunicada às escolas porque os indicadores apontam tendência de melhora nos casos de Covid-19 para a educação no município do Jaboatão, conforme os monitoramentos semanais realizados pelas secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Institucional.

Apesar dessa flexibilização, o acompanhamento continua para avaliar a situação semanalmente. O município fiscalizará as escolas para que sejam cumpridas as normas sanitárias, para garantir a segurança dos estudantes, professores, profissionais e das famílias.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2021

Jaboatão inicia vacinação contra Covid-19 em idosos e cuidadores em ILPIs

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, na manhã desta quarta-feira (20), à vacinação de idosos e profissionais que atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) do município, em conformidade com o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde para a primeira etapa do plano nacional de imunização contra o novo coronavírus. A primeira pessoa a receber a dose da vacina CoronaVac no local foi a cuidadora de idosos Nair Moura, de 58 anos, funcionária da instituição. Ao todo, serão imunizados 1.204 idosos e cuidadores de 24 ILPIs cadastradas junto ao município.

A vacinação contra a Covid-19 no município do Jaboatão dos Guararapes teve início na última terça-feira (19). A primeira dose foi aplicada em uma técnica de enfermagem do Samu, na sede do serviço, no bairro de Piedade. O município recebeu 13.356 ampolas para esta primeira etapa da campanha, que, além de idosos e cuidadores, priorizou profissionais da área da saúde que atuam diretamente no combate ao novo coronavírus.

“Estamos pondo em prática nosso plano de vacinação e garantindo que as doses cheguem com toda segurança ao nosso público-alvo desta primeira etapa. Jaboatão se preparou para esse momento tão especial e tenho certeza que vamos, como temos feito ao longo dos últimos anos, bater as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito Anderson Ferreira, ao reforçar a importância da manutenção das medidas de segurança sanitária. “Não é momento de relaxar. A vacina está começando a chegar, mas precisamos continuar insistindo no uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social”, acrescentou o gestor.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

“A vacina renova as esperanças, mas devemos manter os cuidados até todos estarem imunizados”, avisa Anderson Ferreira

 

Foto: Leandro de Santana/PJG


A vacinação contra a Covid-19, no município do Jaboatão dos Guararapes, teve início nesta terça-feira (19), e quem recebeu a primeira dose foi a técnica de enfermagem do SAMU, Nayara Silva Rodrigues. Nesta primeira remessa, são 13.356 doses que serão aplicadas nos profissionais de saúde que atuam em UTI Covid, SAMU, enfermaria SRAG, UPA, vacinadores, coletadores de RTPCR e equipe da Vigilância Epidemiológica que trabalha diretamente nos casos da pandemia. Nesta quarta-feira (20), a vacinação também atenderá aos 1.200 idosos e funcionários das 24 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) cadastradas em Jaboatão.

O prefeito Anderson Ferreira acompanhou as primeiras aplicações, na base do SAMU, em Piedade, e ressaltou a importância da vacinação. “Essa vacina renova as nossas esperanças. As doses virão por etapas, por isso é fundamental que todos mantenham o uso da máscara, a higienização e o distanciamento social, até todos estarem imunizados. Tão importante quanto a vacina, são os cuidados que devemos tomar”, ressaltou.

Anderson também garantiu que Jaboatão está preparado para vacinar o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. “Vamos fazer o agendamento da data, hora e local através do aplicativo De Olho na Consulta, que pode ser baixado no celular e terá uma aba exclusiva para a vacinação contra a Covid-19. Mas também teremos pontos nas policlínicas da rede municipal de saúde, onde nosso pessoal dará apoio a quem necessitar. O agendamento é importante para evitar aglomerações. Além disso, vamos identificar quem precisa ser atendido em domicílio e também marcaremos a vacinação em um local próximo à residência da pessoa”, explicou.

Conforme a chegada das doses, serão montados pontos estratégicos para atender às pessoas que agendarão a vacinação. “Já temos estrutura, câmaras frias para armazenar mais de 600 mil doses e pessoal treinado. Montaremos pontos de drive-thru. Jaboatão é referência no cumprimento de metas de vacinação e agora o esforço será ainda maior”, assegurou o prefeito.

Nayara Silva Rodrigues disse ter ficado emocionada ao saber que seria a primeira a ser vacinada. “Nós, que estamos na linha de frente, sabemos o que é essa doença. Todos os dias ajudamos a salvar vidas e, agora com essa vacina, temos a esperança de que tudo vai melhorar. Ter sido a primeira foi muito emocionante”, disse Nayara.

A vacinação foi dividida em quatro fases. Nesta primeira etapa, conforme a programação do Ministério da Saúde, estão sendo vacinados os profissionais da saúde e idosos, que também já têm garantida a segunda dose.

domingo, 17 de janeiro de 2021

PM apreende fuzis, pistolas e cerca de 1,5 tonelada de cocaína em Jaboatão


Uma operação do 25° Batalhão, com o Batalhão de Radiopatrulha, resultou em grande apreensão de armas e drogas em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes.

Policiais Militares do 25º Batalhão receberam uma denúncia da Central de Operações de uma ocorrência envolvendo reféns em um loteamento próximo ao condomínio Alphaville. Os efetivos do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e da Contrarresposta da Unidade seguiram para verificar a situação, quando visualizaram um veículo, com quatro ocupantes, em atitude suspeita. Os policiais deram voz de parada e iniciaram a abordagem policial, momento este em que o Batalhão de Radiopatrulha, que copiava a situação via rádio, chegou no local em apoio.



Com os suspeitos, dentre eles dois policiais militares de Pernambuco, sendo um da reserva e o outro da ativa, foram encontrados dois fuzis e cinco pistolas. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Jaboatão Centro, enquanto a equipe do GATI continuava as diligências. De posse de informações, os PMs chegaram até uma residência no já citado loteamento. Dois caseiros, que estavam no local, informaram que o grupo, preso instantes atrás, havia entrado e revirado toda a casa em busca de armas e drogas. O efetivo, então, solicitou o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães, porém, antes mesmo da chegada dos cães farejadores, os policiais conseguiram encontrar, aproximadamente, uma tonelada e meia de cocaína. Ainda foram apreendidos diversos carregadores e munições, além de rádios comunicadores, celulares, coletes balísticos, balaclavas e maçaricos. Todo o material foi levado para a DP de Prazeres, que ficará responsável pela ocorrência.

Os policiais de Pernambuco sob suspeita serão submetidos não apenas a procedimentos na Justiça Comum, mas também a procedimentos investigativos internos de controle para apurar as circunstâncias dos seus envolvimentos no fato, o que poderá ensejar na expulsão da Corporação, respeitado o Princípio Constitucional da Ampla Defesa e do Contraditório.