WEB RÁDIO

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Jaboatão firma parceria com CIEE e inicia ciclo de oficinas gratuitas de qualificação profissional

Foto: Divulgação

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, deu início ao cronograma de oficinas gratuitas do ano de 2021. Ao longo de todo o mês de abril, serão ofertados quatro cursos práticos, nas áreas de gestão financeira, marketing pessoal, de criatividade na busca por um diferencial competitivo e de estímulo ao espírito empreendedor. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada entre a gestão municipal e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) de Pernambuco, para promover qualificação e contribuir para o aprimoramento da mão de obra local. 

O ciclo de oficinas será realizado mensalmente, todas as terças-feiras, das 15h às 17h, com início neste mês de abril. Diante do atual momento de pandemia, as atividades acontecerão remotamente e têm capacidade de até 100 participantes por curso. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição por meio do site: jaboatao.pe.gov.br/oficinas-de-qualificacao-gratuita.

De acordo com o prefeito Anderson Ferreira, a pandemia do novo coronavírus incentivou mudanças significativas no mundo e uma das áreas mais afetadas foi o mercado de trabalho. “A qualificação profissional é uma forma de expandir o conhecimento e um investimento importante, principalmente para o atual cenário. Essa é uma saída para manter a motivação e a confiança em quem busca se qualificar para ampliar as chances no mercado de trabalho”, ressaltou o gestor.


Após a validação dos dados, os inscritos terão acesso à plataforma digital na qual as oficinas serão realizadas. Todos os concluintes receberão certificado de participação. Mais informações por meio do número: (81) 3134-9279.

No dia Mundial da Conscientização do Autismo, neuropediatra fala sobre a síndrome e destaca importância do diagnóstico



Existem crianças que mostram não saber reconhecer os códigos da comunicação humana. Alheias à presença dos outros e inatingíveis se encarceram num universo próprio. Apresentam comportamentos repetitivos e padrões restritos. Essa gama de sintomas, dificuldade de interação social e comportamentos padrões e restritos caracteriza um transtorno do desenvolvimento conhecido como Autismo.

No fim de 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) definiu o dia 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo que atinge 1 em cada 160 crianças no mundo. Para conscientizar sobre a data e esclarecer a importância do diagnóstico e avaliações da equipe multidisciplinar, conversamos com neuropediatra, Giedra Marinho, Coordenadora da Clínica Multidisciplinar Alpha, Psicóloga Especialista em Infância e Adolescência, e Mestre em educação para o Ensino em Saúde.


O que o autismo? Quais as principais características?

Hoje falamos em TEA, transtorno do espectro autista. Transtorno porque, tem aspectos comprovados neurológicos, fisiológicos, cognitivos e comportamentais. E espectro, porque temos os níveis do autismo: leve, moderado e grave. As características variam de caso para caso, e a incidência maior é em meninos. Incluem, movimentos estereotipados, dificuldades cognitivas, como rebaixamento da atenção e concentração. Existe também algumas dificuldades relacionadas com socialização, e interação interpessoal.


Quais sinais os pais devem estar atentos?

Os principais sinais, que podem ser indicativos de autismo são: embotamento afetivo (dificuldade em lidar com as emoções), seletividade alimentar (preferência por texturas e comidas específicas), rebaixamento cognitivo em algumas funções, hipersensibilidade a sons altos, luzes e ambientes com muitas pessoas.


Qual especialidade médica procurar ajuda? Quais formas de tratamento e acompanhamento?

O diagnóstico tem que ser feito por médicos especializados no neurodesenvolvimento infantil. Hoje o tratamento é multidisciplinar. Com profissionais das áreas da: fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, psicomotricidade, neuropsicológica, neuropediatra, psicopedagogia, entre outros.

Existem vários tipos e abordagens de tratamentos: ABA Denver, Pecs, Hanen, Flortime, Sunrise, teach, entre outros.


Em que momento procurar intervenção médica?


Quanto mais cedo e correto o diagnóstico, melhor será o processo de intervenção e estimulação, principalmente a plasticidade cerebral, que será de suma importância para que os aspectos cognitivos possam ser trabalhados e estimulados para dar uma melhor qualidade de vida para essas crianças.


Existe concentração dos casos numa mesma família?

Hoje já sabemos que o TEA, tem causas genéticas e hereditárias. Vários membros da mesma família podem desenvolver. O acompanhamento genético, neuropsicológico, e do autodesenvolvimento é essencial, para intervenção precoce.


Não dá para imaginar como uma pessoa pode ser tão inteligente e, ao mesmo tempo, não decifrar os nomes dos próprios familiares e número de pessoas em casa. Como isso é possível?

Existe um nível dentro do TEA, chamado de Asperger, onde a criança, adolescente ou mesmo adulto possuem uma, ou mais áreas do desenvolvimento altas habilidades. Pode ser na área lógico matemático, musical, ou outra específica. Tenho conhecimento de 3 rapazes com Asperger que se formaram em medicina.


Existe causas para o autismo?

As causas para o TEA são multifatoriais, desde acontecimentos na gestação, genéticos, aspectis hereditários, sociais e comorbidades ocorridas na 1 e 2 infância especialmente.


Qual a importância de incluir o autismo no ensino regular?

A inclusão do autista é um processo lento e gradual. As crianças necessitam de acompanhado dentro e fora da escola. As atividades devem ser adaptadas, assim como todo o material escolar. Os professores devem ser instruídos e capacitados a manejar os comportamentos que os autistas apresentam diferentes das outras crianças.


Qual a importância do Dia do Autismo?

Falar sobre o TEA é de extrema importância para tirar dúvidas, e esclarecer mitos e verdades sobre o autismo. E conscientizar que podemos incluir e conviver com as diferenças e características que o autismo mostra.


Em 2021, no Brasil todo, para celebrar a data, a comunidade envolvida com a causa do autismo segue unida em uma campanha nacional cujo tema é: “Respeito para todo o espectro”, usando também a “hashtag” #RESPECTRO nas redes sociais.

Além disso, o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo” é dedicado à campanha Abril Azul, que visa, mostrar que ninguém precisa se afastar de um autista, ao contrário, é necessário entender para incluir e ajudar.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Anderson Ferreira determina vacinação no feriado da Páscoa, no Jaboatão

Idosos com mais de 65 anos de idade do Jaboatão dos Guararapes estão sendo vacinados, nesta quinta-feira (1) e a ações serão mantidas nesta sexta-feira (2), feriado da Páscoa, nos sete pontos de drive-thru montados no município. 

Apesar de o prefeito Anderson Ferreira ter decretado ponto facultativo hoje e feriado amanhã, determinou que a imunização não poderia ser suspensa nos dois dias, para garantir que a programação seja seguida e que todos tenham a segurança de que receberão a vacina. Nesta quinta-feira, a imunização iniciou às 8h30 e vai até as 17h. Amanhã, será das 8h30 às 13h. 

A aplicação da vacina contra a Covid-19 ocorre no Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres), Escola Municipal Benjamin Constant (Socorro), Escola Iraci Rodovalho (Curado), Casa da Cultura (Jaboatão Centro), Sesc de Piedade, Shopping Guararapes e UniFG. Nestes locais também há local de vacinação para os idosos que foram a pé. “Nosso trabalho vem dando resultados positivos e não poderíamos parar neste feriado da Páscoa. Estamos mantendo todos os pontos de vacinação, hoje e amanhã, porque a segurança das pessoas é prioridade”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

Além da vacinação para quem tem mais de 65 anos, os idosos que tem a partir dos 63 anos podem fazer o agendamento, através do aplicativo De Olho na Consulta ou no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

quarta-feira, 31 de março de 2021

Paixão dos Guararapes ganha versão on-line devido à pandemia

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

Devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, a encenação da Paixão dos Guararapes precisou ser readaptada. O tradicional evento, que por cinco anos foi encenado na Praça das Bandeiras, foi suspenso em 2020, mas retorna neste ano em outro formato. Com o apoio da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o espetáculo foi inteiramente gravado nos principais pontos turísticos do município e a apresentação irá ao ar no Domingo de Páscoa, 4 de abril, às 20 horas, com transmissão pela TV Nova e nas redes sociais da prefeitura e da produção da peça.


As gravações, sob direção de Geraldo Dias, foram realizadas ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março, atendendo a todas às recomendações de distanciamento social. A história da ressurreição de Cristo, normalmente contada por cerca de 120 atores profissionais, precisou enxugar o elenco neste ano e gravar com apenas 45 artistas, em sua maior parte, do grupo teatral Apaixonados por Teatro.


Gravado em diferentes locações, um dos maiores diferenciais do novo modelo do espetáculo foi exaltar os pontos turísticos do município. “Nós filmamos nas ruínas da Igreja do Rosário dos Homens Pretos, na praia, na Lagoa Azul e em outras belezas naturais e históricas do Jaboatão. A logística disso é muito maior do que a que estávamos acostumados, mas também é uma forma de valorizar o turismo local e o que temos aqui”, comentou Geraldo Dias.


André Trajano, secretário-executivo de Turismo e Cultura do Jaboatão comentou a importância de apoiar iniciativas artísticas que buscam se reinventar em meio à crise sanitária que afetou o mundo. “A arte oxigena as ideias e nos ajuda a passar por tempos de crise. Num momento como esse, é importante prestar apoio aos nossos artistas e também levar à população uma mensagem de amor e esperança para que sigamos firmes nessa luta”, assinalou.


O ator Roberto Vasconcelos, que desde 2019 interpreta o sumo sacerdote judaico Caifás na montagem, vê no novo formato uma forma de atingir um público maior e manter os artistas ativos, sem deixar esfriar a tradição que o espetáculo vinha se tornando no município. “Silenciar uma manifestação artística em um momento como esse é impensável. A tecnologia nos abre um leque de opções e, muitas vezes, nos permite levar uma mensagem para um volume muito maior de pessoas. Precisamos usar a limitação em nosso favor”, salientou.

terça-feira, 30 de março de 2021

Anderson Ferreira firma acordo com Ministério da Economia para incentivar vagas para jovens aprendizes no Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com  o Ministério de Economia, através da Superintendência Regional do Trabalho (SRT) em Pernambuco, com o objetivo de fomentar a empregabilidade de jovens e o cumprimento das cotas de aprendizagem profissional por meio do programa Jaboatão Aprendiz. O município é o primeiro do estado a firmar a parceria com o órgão federal e, desde 2018, a única prefeitura a contar com jovens aprendizes no quadro de servidores e estimular, junto a empresas sediadas na cidade, o cumprimento de cotas.

A ação visa realizar vistorias em conjunto e disponibilizar recursos humanos, tecnológicos e materiais para executar as ações. O programa municipal Jaboatão Aprendiz, visa oportunizar a jovens e adolescentes a experiência profissional do primeiro emprego, contribuindo para a qualidade de vida de famílias em situação de risco social. Entre as principais propostas do programa está o estímulo a empresas da região para o cumprimento da lei que estabelece a contratação de aprendizes.


O prefeito Anderson Ferreira ressaltou o impacto econômico e social desse compromisso na vida de jovens e suas famílias. “A parceria objetiva, principalmente, abrir caminhos para nossos jovens para que eles tenham um grande futuro profissional. Estamos pensando sempre em criar oportunidades para essa nova geração", explicou o prefeito.

segunda-feira, 29 de março de 2021

Prefeito Anderson Ferreira anuncia seleção simplificada para reforçar combate à Covid-19 no Jaboatão

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta segunda-feira (29), a abertura de inscrições para seleção simplificada da Secretaria Municipal de Saúde, visando reforçar as equipes que atuam no combate à pandemia da Covid-19. Estão disponíveis 49 vagas para técnico em enfermagem, enfermeiro RAS, técnico de laboratório, sanitarista, biomédico e apoio administrativo.

O edital do processo está publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira. As inscrições podem ser feitas até a quinta-feira (1º) por meio do e-mail: selecaosaudejaboatao@jaboatao.pe.gov.br. A contratação será imediata, por um período de um ano, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.


“Nossas equipes estão realizando um grande trabalho no enfrentamento à Covid-19 com a ampliação da vacinação dos públicos-alvos e a abertura de mais três pontos de imunização no município. Diante disso, se faz necessária a contratação de profissionais para reforçar as ações junto à população. Todo nosso empenho visa garantir um atendimento com tranquilidade e total segurança aos jaboatoneses ”, ressaltou Anderson Ferreira.


Nesta segunda-feira, teve início a vacinação para idosos com idades a partir de 65 anos, nos sete pontos de drive-thru montados no município. E já está disponível o agendamento da vacinação para idosos com 63 anos ou mais. As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Os pontos de drive-thru estão localizados na Casa da Cultura (Jaboatão Centro), Escola Municipal Iraci Rodovalho (Curado), Escola Municipal Benjamin Constant (Socorro),Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres), Sesc de Piedade, Shopping Guararapes e UniFG.

Jaboatão abre três novos pontos para vacinação contra Covid-19 e inicia imunização de idosos a partir de 65 anos

Foto: Leandro de Santana/PJG

A campanha de vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão dos Guararapes ganhou, nesta segunda-feira (29), um grande reforço na corrida para aplicação das doses. O prefeito Anderson Ferreira anunciou, em suas redes sociais, a abertura de três novos pontos nos bairros do Curado, Socorro e Piedade, que estarão à disposição da população, das 8h30 às 17h, no formato drive-thru, com faixa rápida para pedestres.

O município começou a vacinar hoje idosos a partir de 65 anos e tem disponibilizado, desde a última sexta-feira (26), cadastramento para o público de 63 anos ou mais. O agendamento deve ser feito pelo aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br. É importante ressaltar que, no ato da vacinação, os idosos precisam apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência.

Estão disponíveis à população como pontos para vacinação o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; as escolas municipais Iraci Rodovalho e Benjamin Constant, nos bairros do Curado e Socorro, respectivamente; o Shopping Guararapes, a UniFG e o Sesc, todos localizados em Piedade. Há, ainda, um ponto exclusivo, no Palácio da Batalha, destinado à imunização dos profissionais da saúde que têm atuado na linha de frente contra a pandemia.

O prefeito Anderson Ferreira divulgou um vídeo em suas redes sociais com as novas medidas e aproveitou para agradecer o empenho das equipes da saúde, tanto na campanha de vacinação quanto no combate à Covid-19. “Quero ressaltar meu mais profundo sentimento de gratidão a todos os profissionais da saúde pelo esforço incansável no enfrentamento ao vírus e na aplicação das vacinas. E é em nome desses profissionais que eu faço um apelo: continue usando máscaras e evitando aglomerações. Vamos juntos vencer essa pandemia”, disse o gestor.