WEB RÁDIO

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Anderson Ferreira apresenta aplicativo De Olho na Consulta a deputado do DF

 

Foto: Chico Bezerra/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu a visita do deputado do Distrito Federal, Jorge Vianna, nesta sexta-feira (28), que veio ao município para conhecer o aplicativo De Olho na Consulta, que já recebeu o prêmio nacional de Melhor Experiência Exitosa. A ferramenta é utilizada para o paciente acompanhar o agendamento de consultas e exames especializados na rede municipal saúde. Vianna disse que no Distrito Federal ainda não há tanto desenvolvimento tecnológico no setor da saúde, por isso teve interesse em conhecer o programa adotado no Jaboatão.

“Sou da área da saúde e sei da importância do investimento em tecnologia. Ao tomar conhecimento do aplicativo De Olho na Consulta, decidi vir a Jaboatão para entender o funcionamento e os benefícios que traz para a população. Nosso papel, como deputado distrital, é apresentar soluções para melhorar a qualidade do serviço e o De Olho na Consulta cumpre bem essa função. É uma ferramenta que garante transparência a todo o processo e o cidadão tem o acesso nas mãos”, ressaltou Jorge Vianna.

Os detalhes do aplicativo De Olho na Consulta foram apresentados pelo prefeito Anderson Ferreira. “É um formato novo que deu certo porque garante agilidade, transparência e organização das demandas da saúde, sem que o usuário precise ir à unidade de saúde para se informar sobre data e local para a consulta. O sistema traz muitos benefícios, inclusive, neste momento que enfrentamos uma pandemia. Com o aplicativo, o paciente pode fazer o acompanhamento de casa e isso contribui para evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio da Covid-19”, destacou. Anderson falou da importância da troca de experiências e assegurou ao deputado Jorge Vianna que a ferramenta está à disposição para ser compartilhada com outras cidades do País.

O aplicativo De Olho na Consulta foi premiado em 2017 na categoria Melhor Experiência Exitosa, durante o Congresso Nacional dos Secretários de Saúde. O sistema entra em cena a partir do momento que o agendamento da consulta é realizado nas unidades de saúde do Jaboatão. As informações são enviadas à Central de Regulação e incluídas no cadastro. Assim que a data e o local são definidos, o cidadão recebe mensagem via SMS, pode acompanhar o andamento através do aplicativo ou no site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

André Ferreira participa de ato com agricultores em Macaparana

  


O deputado federal André Ferreira (PSC-PE) participou, nesta sexta-feira (28), do encerramento da Semana do Trabalhador Rural de Macaparana. Durante o ato, ocorrido no Centro Social Urbano (CSU), houve a entrega de kits agrícolas que ajudarão os pequenos agricultores do município.

O parlamentar destinou emenda para a aquisição de kits de irrigação para Macaparana. Ao lado do prefeito Paquinha, do deputado estadual Antônio Moraes, do secretário municipal de Agricultura, Zé Ivaldo, e de vereadores, André Ferreira defendeu a agricultura familiar e afirmou que ela é essencial, especialmente em momentos difíceis como os que estamos passando.

“É um grande prazer participar de eventos como esse. A Prefeitura está fazendo a sua parte para manter firme a agricultura familiar. Tenho um carinho muito grande por Macaparana e podem ter certeza de que estarei trabalhando em Brasília para ajudar esse município”, afirmou André Ferreira.

 O deputado aproveitou para conhecer as instalações do CSU, que desenvolve uma série de atividades voltadas para a população do município. Após o ato, visitou, também, duas entidades que recebem parte da produção de frutas e verduras produzidas pelos pequenos agricultores. 

André Ferreira e o prefeito Paquinha participaram, ainda, de um almoço na casa do deputado Antônio Moraes.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Recife poderão paralisar suas atividades


Os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, vinculados à Prefeitura do Recife, poderão paralisar as suas atividades. A decisão será debatida, nesta sexta-feira (28/05), durante assembleia conjunta com os enfermeiros. O ato será realizado em frente ao Governo Municipal, a partir das 9h. A mobilização foi motivada pelo não cumprimento da negociação entre os servidores e a gestão anterior, considerando que o atual prefeito é do mesmo segmento político, sendo de continuidade. A categoria exige a reabertura do diálogo, como também defende a discussão de uma resposta sobre a reposição salarial para o período de 2021.

“É justo e necessário que todos os servidores, em especial, os trabalhadores da saúde, sejam tratados com respeito e dignidade. É importante, nesse momento, que a Prefeitura do Recife valorize esses profissionais, sobretudo, no atual contexto epidemiológico, onde vivenciamos as adversidades da pandemia do novo coronavírus. Justamente, agora, que a categoria está sendo reconhecida pela sociedade, como profissionais imprescindíveis em defesa da vida dos cidadãos”, afirmou o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe), Francis Herbert.

CARREATA – O Fórum dos Servidores do Recife junto com alguns sindicatos, promoverão uma carreata, nesta sexta-feira (27), para alertar a sociedade sobre o descaso enfrentado pelos trabalhadores municipais. A concentração será a partir das 8h, em frente ao Classic Hall, em Olinda. O percurso seguirá pela Avenida Agamenon Magalhães e encerrará em frente à Prefeitura do Recife.

André Ferreira conquista recursos para Pombos e São Joaquim do Monte



O deputado federal André Ferreira retornou para o Recife com a mala cheia de boas notícias para os prefeitos que foram visitar Brasília nesta semana. Com os gestores de Pombos, Dr. Marcos, e de São Joaquim do Monte, Duguinha Lins, o parlamentar percorreu ministérios e conseguiu destravar recursos e benefícios para os dois municípios.

Prefeito reeleito de Pombos, Dr. Marcos foi em busca de recursos para finalizar o pórtico da entrada da cidade. Também tratou de verbas para concluir as quadras poliesportivas na Usina Nossa Senhora do Carmo e na Vila Dois Leões. “Há anos que estamos trabalhando para concluir essas quadras. Agora, com a ajuda do deputado André Ferreira, acredito que vamos finalizar a obra”, afirmou o prefeito Dr. Marcos.

Para São Joaquim do Monte, o deputado André Ferreira anunciou a destinação de emenda no valor de 1,5 milhão para investimento nas áreas de educação e infraestrutura. “Queria agradecer todo carinho e atenção que o deputado André Ferreira tem por São Joaquim do Monte. E eu digo que esses recursos serão muito bem aplicados para o desenvolvimento do município”, pontuou Duguinha.

“Foi uma semana muito produtiva em Brasília. Recebi os prefeitos parceiros e fico feliz em ver que o meu trabalho aqui na Câmara Federal esteja ajudando no desenvolvimento das cidades”, afirmou o deputado André Ferreira.

Anderson anuncia cadastramento para vacinação contra Covid-19 de professores e pessoas a partir de 59 anos no Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, divulgou, nesta quinta-feira (27), a abertura do cadastramento para vacinação contra a Covid-19 de professores, trabalhadores do transporte público e demais categorias incluídas como prioritárias no Plano Nacional de Operacionalização (PNO) do Ministério da Saúde. Além disso, poderão agendar a vacinação no município, a partir desta sexta-feira (28), pessoas com idade a partir dos 59 anos. O cadastramento deve ser feito por meio do aplicativo De Olho na Consulta ou pelo site deolhonaconsulta.jaboatao.pe.gov.br.

Entre os grupos prioritários, além dos citados, estão, por exemplo, profissionais da área de segurança, servidores das forças armadas, pessoas em situação de rua e com doenças neurológicas graves.

“Acabamos de dar um grande passo no processo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A partir de agora nossa campanha de vacinação entra em uma nova etapa, voltada ao público em geral, uma dose a mais de motivação e esperança para todos que aguardam pela vez de receber a vacina contra a Covid-19. Foi por ter implementado um protocolo eficiente, bem planejado, que pudemos, hoje, dar mais essa boa notícia”, comemorou o prefeito Anderson Ferreira.

A vacinação no Jaboatão dos Guararapes é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, em nove pontos que funcionam no formato drive-thru, com faixa rápida para aplicação de doses em pedestres. Funcionam como pontos de vacinação no Jaboatão dos Guararapes a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Praça Murilo Braga, em Cavaleiro; as escolas municipais Iraci Teixeira, no Curado, e Benjamin Constant, no Socorro; o Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres; a Faculdade Metropolitana, o Shopping Guararapes, o Sesc e a UniFG, no bairro de Piedade.

Direção nacional do PL quer Anderson Ferreira candidato a governador de Pernambuco




O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, foi saudado pelo presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, como “futuro governador de Pernambuco”, durante o ato de filiação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, ao partido. Seu nome vem sendo lembrado no partido em reconhecimento à gestão exitosa e inovadora que ele vem realizando no município e que o projeta para o pleito de 2022.


O evento aconteceu na sede do PL em Brasília, nessa quarta-feira, e Anderson, que preside a legenda no Estado, esteve presente. O partido está decidido a lançar candidatos aos governos estaduais nas eleições de 2022, e para isso garante ter nomes em condições de vencer nas urnas. Além disso, o PL pretende ampliar a bancada federal e consolidar-se como uma das maiores forças no Congresso Nacional.

“Agradeço a confiança que o partido tem em mim e o reconhecimento ao trabalho que estamos realizando em Jaboatão. O PL está preparado para conquistar grandes vitórias, no ano que vem, e eu quero contribuir da melhor forma. Mas o pleito de 2022 ainda está distante e tenho a responsabilidade de cuidar do município do Jaboatão, neste momento de crise provocada pela pandemia da Covid-19. Nossa prioridade é garantir a segurança e a vida as pessoas”, diz Anderson.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Anderson Ferreira viabiliza implantação de escola da PRF no Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/ PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu a visita, na manhã desta terça-feira (25), de uma comitiva de integrantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), liderada pelo diretor-geral da instituição, inspetor Silvanei Vasques, para viabilizar uma parceria na área educacional. Jaboatão é o primeiro município do Nordeste a ser escolhido para a implantação de um Colégio Municipal Rodoviário Federal, que irá funcionar no sistema de ensino em tempo integral e direcionado a alunos dos anos finais. A unidade pretende conjugar diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com forte ênfase no esporte e um eixo de disciplinas complementares oferecido pela PRF.

"Jaboatão dos Guararapes foi escolhido a partir de um estudo realizado pelo Departamento da Polícia Rodoviária Federal, que levou em consideração a gestão baseada na eficiência e economicidade adotada pelo município, o qual está alinhado com projetos do Governo Federal e do Ministério da Justiça e Segurança Pública", disse Silvanei Vasques.

“Educação sempre foi uma das prioridades em nossa gestão e isso fica claro diante do protagonismo que o município adquiriu nos últimos anos. O trabalho que realizamos foi reconhecido pela ONU, que nos concedeu um prêmio por excelência em gestão pública, justamente na área da educação. O interesse da PRF por firmar essa parceria com Jaboatão demonstra todo o potencial do nosso município”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira.

A PRF explicou ainda que, ao firmar um termo de parceria técnica com a Prefeitura do Jaboatão, tem por objetivo trabalhar mais intensamente noções de cidadania e educação para o trânsito junto aos alunos da rede municipal de ensino, a partir da inserção do tema em sua grade curricular.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Prefeitura de Jaboatão e Fundaj firmam acordo de cooperação técnica na área da Educação

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica, nesta segunda-feira (24), com a meta de identificar onde o município poderá avançar ainda mais na área. O acordo envolve estudos, projetos e seminários, além de apoio na identificação de evasão escolar,expectativas de servidores, estudantes e familiares, entre outros, a partir do momento que a rede municipal volte a ter aulas presenciais, que estão suspensas desde o ano passado devido à pandemia da Covid-19. 

O termo foi assinado pelo prefeito Anderson Ferreira e o presidente da Fundaj, Antônio Campos, na sede do Governo Municipal. “A Fundação assina hoje este termo com o compromisso de auxiliar a gestão municipal no que tange à Educação. Sabemos que Jaboatão tem índices positivos nesta área e que a Fundaj, como instituição que tem entre seus pilares a educação, contribuirá para dados ainda mais positivos”, afirmou Antônio Campos.

 Anderson Ferreira destacou os resultados obtidos pela gestão com as ações que vêm sendo feitas. “Trabalhamos todos os dias para melhorar ainda mais a Educação no nosso município, inclusive ganhamos o prêmio da ONU por excelência em gestão pública. Essa cooperação técnica que iniciamos hoje vai contribuir muito nesse sentido, pelo que representa a Fundação Joaquim Nabuco. Agradeço à Fundaj e ao presidente Antônio Campos, que enxergaram o potencial de Jaboatão. Juntos podemos realizar mais parcerias”, destacou o prefeito.

Além do trabalho voltado à Educação de Jaboatão, que marca a primeira frente de atuação desta cooperação, haverá a instrumentalização de servidores e colaboradores públicos sobre planejamento, gestão e governança de políticas públicas no atual contexto e projetos da área da saúde. Após a assinatura do termo, projetos específicos serão elaborados por ambas as partes, cabendo a cada um a construção de um plano de trabalho. 

A Fundaj, inclusive, vai auxiliar Jaboatão nas pesquisas realizadas por Jaboatão através da consulta popular lançada para contribuir com o Plano Plurianual (PPA) 2022/2025. Pela Fundaj, integram a parceria as diretorias de Pesquisas Sociais (Dipes) e Formação Profissional e Inovação (Difor). Já pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, atuam as secretarias de Educação, Saúde e de Planejamento e Fazenda.


 Aulas

Em Jaboatão, as aulas estão suspensas desde o ano passado por conta da pandemia da Covid-19, mas o município está preparado para o retorno dos estudantes às escolas, assim que o momento for considerado seguro. Será nessa ocasião que a parceria Fundaj/Prefeitura do Jaboatão terá um papel importante na percepção da evasão escolar, entre outros fenômenos provenientes desse novo cenário. Os estudantes que não comparecerem serão identificados e a Secretaria Municipal de Educação poderá apurar quais as razões e providenciar as soluções para o retorno de todos eles. Com isso será feita a busca ativa nas próprias residências.

Em 2020, Jaboatão tinha 64 mil alunos matriculados e neste ano a rede passou a ter 65 mil. Todos recebem mensalmente o Caderno de Atividades para ser preenchido em casa e o Kit de Alimentos. Já foram entregues, neste ano, o material escolar e os livros paradidáticos com as referidas orientações. Neste mês de maio, foi lançada a TV Escola Jaboatão, que transmite aulas de segunda a sexta-feira, nos horários das 10h às 12h e das 16h às 18h, através da TV Nova Nordeste. As aulas também estão disponíveis no YouTube e Facebook.