Parceiro

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

Prefeitura intensifica ações de conscientização ambiental nos mercados públicos do Jaboatão

Foto: Chico Bezerra/PJG

Locais de grande circulação de pessoas, mercados públicos do Jaboatão dos Guararapes estão sendo visitados por equipes da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que irão promover, ao longo da semana, ações de conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico e resíduos sólidos. Acompanhados por um trio de forró pé-de-serra e uma orquestra de frevo, os multiplicadores de informação abordam consumidores e comerciantes para distribuir panfletos digitais que podem ser acessados via QR-Code, com dados sobre horários e o funcionamento do sistema de coleta seletiva. Além disso, estão sendo instaladas unidades de compactação de resíduos nos equipamentos.

A coleta seletiva é o mais adequado serviço ecológico para o descarte de lixo. Associado ao tema de educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva evita a poluição do solo e das águas. O foco do processo consiste na separação de todos os resíduos, utilizando-os na reciclagem. A população pode colaborar com a separação dos materiais, bem como mudando hábitos de consumo, reduzindo assim a proliferação de lixo e reutilizando materiais, como sacolas de supermercado, potes de vidro e plástico, itens que podem ser reciclados por meio de processos artesanais ou industriais.

Permissionário no Mercado das Mangueiras, em Prazeres, o comerciante popularmente conhecido como Paulo do Peixe acompanhou a ação e explicou que conta, em seu box, com duas lixeiras - uma para o lixo orgânico e outra destinada a materiais que podem ser reciclados. “É uma boa iniciativa, sem dúvidas. Se cada um fizer a sua parte, além de o espaço ficar mais limpo, acredito que a gente vai estar ajudando outras pessoas que vão ter renda a partir do que pode ser reciclado”, disse o comerciante.

terça-feira, 23 de novembro de 2021

André Ferreira anuncia recursos para pavimentação de Santa Maria do Cambucá


O deputado federal André Ferreira esteve em Santa Maria do Cambucá para comunicar ao prefeito aliado Nelson Sebastião que já está na conta da prefeitura os recursos para as obras de pavimentação das ruas do município. Promessa de sua campanha, o prefeito festejou a informação e disse que nos próximos dias “as máquinas vão estar trabalhando para colocar asfalto na cidade”.

O deputado afirmou que vem trabalhando intensamente em Brasília para poder atender às demandas dos prefeitos. E lembrou que Santa Maria já recebeu recursos para a saúde para infraestrutura, bem como uma retroescavadeira.  

 “Lembro, Nelson, que certa vez você me disse: ‘Meu sonho é trazer o calçamento a Santa Maria. Quando fui eleito, disse que se eu resolvesse isso nos quatro anos de gestão já estaria feliz’. E hoje estamos aqui assinando ordem de serviço e dentro de alguns dias começaremos a realizar a obra tão sonhada de pavimentação das ruas de Santa Maria do Cambucá”, destacou André Ferreira.

O prefeito, por sua vez, disse que a sua campanha não foi feita baseada em promessas, apenas no compromisso de trabalhar por Santa Maria do Cambucá.

 “Vamos agradecer muito a André Ferreira por essa força que ele está dando com essa parceria, sendo ele a nossa ponte em Brasília”, afirmou o prefeito Nelson.

Anderson Ferreira firma primeira PPP da saúde no Estado com BNDES e Banco Mundial

Foto: Divulgação

Jaboatão dos Guararapes é o primeiro município do Estado a firmar cooperação técnica com o BNDES e o International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, para desenvolver projetos de parcerias públicos e privadas (PPP) na área da saúde. A assinatura da parceria aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (23), com as presenças do prefeito Anderson Ferreira; do superintendente da Área de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza; e do Principal Investment Officer da IFC no Brasil, Bernardo Tavares. A PPP da saúde terá um investimento de R$ 250 milhões e tem previsão de vigorar a partir do próximo ano.

A assessoria técnica vai envolver investimentos previstos para a ampliação e modernização do atendimento médico à população do município pernambucano. A elaboração do projeto contemplará o levantamento das necessidades para a construção e instalação de equipamentos nas unidades básicas de saúde (UBS) no padrão do Ministério da Saúde. Além desses investimentos, o modelo denominado de “bata cinza” incluirá os custos de manutenção das unidades.

“Mais uma vez Jaboatão parte frente ao viabilizar novos investimentos, agora na área de saúde, visando aprimorar o serviço e aumentar o número de unidades. Essa união entre o poder público e entidades privadas já provou que dá resultado, por isso não há dúvida que no nosso município vamos avançar ainda mais num setor tão importante que é a saúde”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

O representante do BNDES, Pedro Bruno Barros de Souza, ressalta que “as PPPs em atenção primária à saúde são focadas na melhoria da infraestrutura, aprimorando as condições de trabalho e propiciando a melhoria da qualidade do atendimento à população”.

“As PPPs têm sido utilizadas no País como ferramenta de gestão para a melhoria da infraestrutura do setor público em diferentes áreas. A parceria com Jaboatão dos Guararapes vai abrir caminhos para que diversas municipalidades no Brasil implementem PPPs na área de saúde. Esse projeto viabiliza investimentos importantes na infraestrutura, fundamental para o atendimento à população, melhor eficiência e ganhos na gestão. E permitirá que governos municipais cumpram a missão de prover o bem-estar ao cidadão”, acrescenta Bernardo Tavares, Principal Investment Officer da IFC.

O escopo de trabalho do BNDES e da IFC envolve a realização de estudos técnicos, jurídicos, ambiental e análise econômico-financeira, assim como apoio na elaboração dos documentos licitatórios, promoção do projeto e na adoção de inovações tecnológicas e contratuais baseadas nas melhores práticas nacionais e internacionais no setor.