WEB RÁDIO

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Fred Ferreira quer acompanhamento pós-covid para os recifenses

 


O vereador Fred Ferreira apresentou na Câmara do Recife um projeto que determina que os pacientes que tiveram sequelas provocadas pela Covid-19 tenham acompanhamento na rede municipal de saúde após a alta médica.

A proposta surgiu com base em recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde, que avaliaram serem necessários cuidados continuados e prolongados para pessoas que tiveram sequelas da Covid-19.  Por isso, o projeto prevê esse monitoramento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar.

“Temos sempre que ter um olhar atento às necessidades da população. É dever do município zelar pela saúde e bem-estar das pessoas, principalmente das que têm menos recursos. Com a pandemia já entrando pelo terceiro ano, é fundamental que o Poder Municipal utilize todos os esforços para atuar em defesa do cidadão”, destacou Fred Ferreira.

Apesar de até o momento não se ter ainda números sobre o percentual dos pacientes que ficam com sequelas de longo prazo, estudos destacam um conjunto de sintomas físicos preocupantes, como fadiga severa e aumento do risco de danos ao coração, pulmões e cérebro.

“Entre as pesquisas realizadas, uma delas revelou que em um grupo de 100 pessoas, 78% dos pacientes apresentaram problemas cardíacos mais de dois meses depois de se curarem, dos quais 67% tiveram a forma leve da doença e não precisaram de internação hospitalar durante a infecção pelo Covid-19. A ciência está demonstrando a necessidade do acompanhamento médico destes pacientes, sendo necessário que as Unidades Básicas de Saúde do Recife estejam preparadas para acolher essas pessoas e dar o tratamento adequado para cada caso”, reforçou o parlamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário