WEB RÁDIO

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Jaboatão vence prêmio nacional APS Forte no SUS

Foto: Chico Bezerra/PJG

O Projeto Conviver Mais, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, foi o grande vencedor do prêmio APS Forte no SUS 2021, na cerimônia realizada, nesta quinta-feira (7), em Brasília. A ação concorreu no Eixo 4, referente à promoção da saúde, dentro da linha temática de Atividades Físicas, tão fundamentais nesse período pós pandemia, onde o corpo e a mente precisam ser estimulados. A premiação é organizada anualmente em conjunto pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da SaúdeOrganização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Em agosto de 2021, foi lançado o Plano Municipal de Incentivo à Atividade Física, para o enfrentamento das consequências provocadas pela pandemia do Covid-19. A ação pioneira no Estado integra vários setores através de projetos que promovem a prática de atividade física em locais de maior vulnerabilidade social. O público-alvo é principalmente idosos e pessoas com deficiência.

 

Entre os principais benefícios para os praticantes estão a diminuição da morbimortalidade por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), promoção da saúde e melhora da qualidade de vida e bem-estar. Tal ação vem sendo realizada intersetorialmente, em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, através da Secretaria Executiva de Juventude, Esporte e Lazer.


O Projeto Conviver Mais acontece durante cinco dias na semana com duração de quatro horas, em sete espaços da cidade, incluindo Academias da Saúde, praças e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O público geral é de aproximadamente 500 pessoas, que são cadastradas e passam por avaliações físicas por profissionais de educação física. As atividades incluem alongamentos, caminhada, exercícios de fortalecimento muscular e condicionamento físico, aeróbicos, de equilíbrio e postura, entre outros. O projeto articula-se também com as Unidades de Saúde da família, CAPS e outros projetos sociais presentes no território do Jaboatão, que também participam da captação de usuários.

Os organizadores do Prêmio APS Forte do SUS 2021 consideraram os resultados positivos alcançados pelo Projeto Conviver Maiscom a implementação de espaços de prática de avaliação e atividade física, capacitação dos profissionais de educação física, revitalização de espaços de lazer e promoção da saúde, prevenção e tratamento de doenças e agravos não transmissíveis (como hipertensão, obesidade, diabetes e depressão),  melhoria da qualidade de vida e a socialização da população, a prevenção de quedas, a prática da preceptoria para estudantes e residentes, a inclusão social de pessoas com deficiência e a promoção do envelhecimento saudável.

Além disso, através do desenvolvimento de um software, é realizado o cadastro, registro da frequência e avaliação física dos usuários para acompanhamento dos resultados. A articulação intersetorial favorece o vínculo entre os gestores, promovendo novas articulações para oferta de serviços de qualidade, além da possibilidade de criação de vínculos com a sociedade civil, ouvindo as demandas e promovendo melhorias sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário