WEB RÁDIO

sábado, 28 de maio de 2022

Jaboatāo decreta Situação de Emergência por causa das chuvas

  

Foto: Chico Bezerra/PJG 

O município do Jaboatāo dos Guararapes entrou em Situação de Emergência devido às consequências das fortes chuvas que caem desde o dia 25, causando perdas humanas, danos materiais e ambientais. O decreto assinado pelo prefeito Mano Medeiros foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial, neste sábado (28), garantindo mais agilidade à gestão municipal para tomar todas as medidas administrativas necessárias para minimizar os transtornos e apoiar a população. No Jaboatāo foram registrados mais de 260 mm de chuvas, nas últimas 24 horas, maior índice em 30 anos.

Equipes da Defesa Civil estão atendendo aos mais de 500 chamados, dando prioridade aos casos de vítimas de queda de barreiras. Imóveis estão sendo interditados e os desabrigados acolhidos em abrigos, onde recebem alimentos, produtos de higiene e limpeza. Os desalojados são orientados se abrigarem em casas de familiares.

A gestão municipal também está disponibilizando pontos para doações de alimentos não perecíveis, água, roupas, produtos de higiene e limpeza. Os locais de coleta são no Shopping Guararapes, das 9h às 20h, e na Rua Coronel Francisco Galvão, 769, Piedade, das 8h às 20h.

“É muito triste o que vem acontecendo, não só no nosso município, mas na Região Metropolitana e em outras cidades do Estado, com perdas de vidas e tantas famílias desabrigadas. Estamos colocando toda a nossa equipe para ajudar essas pessoas nesse momento. O volume de chuvas foi inesperado, acima da média dos últimos 30 anos. Por isso, decretamos Situação de Emergência para que possamos tomar as medidas emergenciais com mais agilidade. Nossa prioridades agora é salvar vidas, até porque a previsão é de mais chuvas neste final de semana”, disse o prefeito Mano Medeiros.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ao tomar conhecimento da situação, garantiu a presença do ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, no Jaboatāo, neste domingo, para, ao lado do prefeito Mano Medeiros, anunciar medidas emergenciais.

A Defesa Civil do Jaboatāo orienta aos moradores de áreas de risco a irem para locais mais seguros, pois estão previstos 100 mm de chuvas até este domingo. Casos de emergência podem ser comunicados pelos números 0800 281 2099 e 99195-6655.

Nenhum comentário:

Postar um comentário