WEB RÁDIO

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Mais de 100 filhotes de tartaruga-de-pente nascem na praia de Piedade, em Jaboatão

Foto: Divulgação


Na manhã desta segunda-feira (9), a praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes, foi palco para o nascimento de 101 filhotes de tartarugas da espécie tartaruga-de-pente. O ninho estava sendo monitorado desde a época da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.

De acordo com o chefe de núcleo do Moamas, Adriano Artoni, mais de 2700 filhotes de tartarugas nasceram nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, desde o início do ano. Ainda segundo o especialista, uma tartaruga pode colocar entre 120 e 200 ovos em cada ninho. O nascimento dos filhotes pode acontecer em até 60 dias.  

 

“Nossa orla é um dos principais pontos de desova de várias espécies de tartarugas-marinhas. A cada ano, milhares de filhotes rompem a casca e atravessam a faixa de areia, em direção ao mar. É um espetáculo da natureza que é rotineiramente acompanhado por nossos técnicos e que pode ser assistido por turistas e pelo povo jaboatonense“, ressaltou o prefeito Mano Medeiros.  

 

Conhecida como berçário das tartarugas em Pernambuco, a orla do Jaboatão chega a ter 35 ninhos de tartarugas-marinhas na temporada de desova. No mês passado, a prefeitura apresentou o projeto Espaço Tartaruga, estrutura que será montada na praia de Piedade, numa parceria com a empresa Orizon Valorização de Resíduos e com apoio do Tamar/ICMBio. O local oferecerá acesso gratuito e ainda abrigará exposições, fotografias, palestras sobre a vida marinha e educação ambiental.

 

A prefeitura lembra que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$5 mil por ovo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário