Parceiro

quarta-feira, 27 de julho de 2022

Nova Unidade de Saúde da Família é inaugurada pela Prefeitura do Jaboatão, no Alto Dois Carneiros

Fotos: Leandro de Santana/PJG

Os moradores do Alto Dois Carneiros, no Jaboatão dos Guararapes,  ganharam uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). Com Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) e capacidade para ofertar todos os serviços da Atenção Básica  para  4.000 pessoas e 1.069 famílias das imediações,  a unidade foi inaugurada nesta quarta-feira (27), com a presença do prefeito Mano Medeiros, secretários, equipe de atendimento e moradores.

“Essa é mais uma conquista dos jaboatonenses na nossa gestão, que vem avançando e se destacando em vários serviços. A própria USF foi reformada em parceria com a Faculdade Tiradentes (FITS), por meio do COAPES ( Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde ), ferramenta premiada como a melhor experiência de Pernambuco, neste mês. Estamos reforçando o setor de saúde com novas contratações de várias especialidades e vem aí a PPP da saúde, que investirá R$750 milhões em novas unidades e melhores serviços”, declarou o prefeito.

 

A USF  fica localizada na 2ª Travessa Belém de Judá, Nº 43. A equipe conta com médico, dentista, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e sete agentes comunitários. “Por dessa unidade, a comunidade local vai dispor de consultas, exames pré-natal e preventivo, vacinação, atendimento domiciliar e todas atividades de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos. O agendamento é feito pela equipe nas visitas às famílias, mas pode ser no local também”, salientou a secretária de saúde, Zelma Pessôa.

 



O registro das informações dos usuários será realizado através do Prontuário Eletrônico do Cidadão - PEC, sendo todos os consultórios equipados com computador para essa finalidade, assim como os resultados dos exames também estarão disponíveis via internet através da própria unidade e do aplicativo De Olho no Exame, além do acesso aos demais pontos de atenção da rede através do sistema de regulação, a fim de garantir a continuidade do cuidado. Os dados são lançados no Sistema Nacional de Saúde.

 

“Isso aqui é um presente que a comunidade recebe. Vamos vir aqui e ser muito bem atendidos, como sempre fomos. A equipe (que já atuava em outra unidade, mas ficava muito distante) não é dez  nem cem. É mil! Só tenho amor e gratidão”, comemorou o aposentado Abdias Assis Menezes, de 73 anos, que ajudou o município a encontrar o melhor local para funcionamento da USF. O prefeito agradeceu a ajuda da comunidade na instalação do espaço. “É assim que se constrói, com colaboração”, disse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário