WEB RÁDIO

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Jaboatão vacina crianças de 5 a 11 em escolas da rede municipal

Foto: Chico Bezerra/PJG


A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta sexta-feira (11), mais uma ação de vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade, na Escola Municipal Vidal de Negreiros, em Piedade. A rede municipal tem cerca de 37 mil alunos nesta faixa etária e a meta é imunizá-los com a primeira dose até o início das aulas presenciais, previsto para o mês de abril. A ação nas unidades escolares faz parte da estratégia de imunização do município para incentivar os pais ou responsáveis a garantir a proteção dos filhos. Em Jaboatão, cerca de 15% das crianças entre 5 e 11 já foram vacinadas com a primeira dose.

Além da ação nas escolas da rede municipal, a vacinação para este público-alvo acontece nos pontos montados pela Secretaria de Saúde no Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres), Espaço Cidadania Ativa (Dois Carneiros) e UniFG (Piedade). O cadastro deve ser feito através do aplicativo De Olho na Consulta. Os pais ou responsáveis devem comparecer munidos de certidão de nascimento ou RG, comprovante de residência, Cartão do SUS ou CPF. O horário da vacinação é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira. Nas ações realizadas nas escolas, é das 9h ao meio-dia.

“Vacinar as nossas crianças é protegê-las de uma doença que vem preocupando toda a população. Por isso, estamos realizando essas ações nas escolas da nossa rede, até por serem locais onde os pais e os estudantes já conhecem e se sentem seguros. Essa é mais uma forma que encontramos para chegar em cada comunidade do município e avançar ainda mais na imunização. Nosso objetivo é retomar as aulas presenciais com toda segurança para os alunos, profissionais da educação e as famílias e não mediremos esforços para alcançar”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Mãe de João Guilherme, de 10 anos e aluno do 4º ano, a enfermeira Valéria Gardeney fez questão de levar o filho que tem problemas neurólogicos para tomar a primeira dose na Escola Vidal de Negreiros. “Além de proteger meu filho, essa vacina é de extrema importância devido à condição dele. O conselho que dou a todos os pais é que imunizem seus filhos. A vacina é segura e dá proteção”, ressaltou a enfermeira.

Eloisa Helena, de 10 anos, se manteve tranquila no momento de ser vacinada e ainda aconselhou os colegas a procurarem os pontos de imunização. “Tem muita gente vendo as pessoas sofrendo por causa da Covid e ainda não tomou a vacina. Se vacinar significa respeito para todos nós, para que essa situação passe rápido”, disse a aluna da Escola Vidal de Negreiros.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Jaboatão dos Guararapes terá segunda escola cívico-militar

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Escola Municipal Vereador Antônio Januário, localizada no bairro de Prazeres, no Jaboatão dos Guararapes, irá adotar o modelo cívico-militar. Essa é a segunda unidade de ensino do município que implantará o molde educacional - a primeira foi a Natividade Saldanha, em 2020, situada em Cajueiro Seco. A decisão foi tomada por meio de uma audiência pública que contou com a participação de gestores da escola, pais, professores, funcionários, estudantes maiores de 16 anos e da secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas.

Durante a votação, realizada de forma remota por conta dos protocolos sanitários de convivência e combate à pandemia da Covid-19, 174 pessoas votaram a favor, enquanto apenas uma foi contra. A unidade de ensino oferece a modalidade Anos Finais, contemplando alunos do 6º ao 9º ano, e possui 760 estudantes matriculados.


“Jaboatão foi a primeira cidade do estado a implantar o modelo cívico-militar em uma unidade da rede municipal de ensino e, agora, vamos ampliar essa iniciativa, a pedido da própria comunidade escolar. A nossa gestão tem sido um referencial para Pernambuco e todo o Brasil quando o assunto é investir na educação com seriedade, pensando no futuro e cuidando de cada um com atenção”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Jaboatão alerta para fim do prazo para pagamento do IPTU com 30% de desconto

Foto: Chico Bezerra/PJG

Os contribuintes do Jaboatão dos Guararapes que querem garantir o desconto de 30% da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao exercício financeiro de 2022, têm até esta quinta-feira (10) para realizar o pagamento. Ainda de acordo com o plano, contribuintes adimplentes junto ao município que optarem pelo parcelamento em até 10 quotas mensais podem ter desconto de 10% no valor total. O envio dos carnês começou a ser realizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda na primeira quinzena do último mês de janeiro.

A emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser feita de forma on-line, por meio do site: jaboatao.pe.gov.br. O processo é simples, bastando apenas que o contribuinte forneça o sequencial ou a inscrição do imóvel, escolha pela opção de parcelamento ou pagamento da cota única e a data de vencimento.

Atualmente, a cidade conta com mais de 200 mil imóveis cadastrados. A expectativa da Fazenda Municipal é de arrecadar mais de R$ 100 milhões até o fim do ano.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Prefeitura do Jaboatão inicia Censo Previdenciário 2022

Foto: Chico Bezerra/PJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes vai dar início, na próxima quinta-feira (10), ao Censo Previdenciário 2022. A consulta vem ao encontro das determinações previstas na Lei Federal 10.887/04 e no Decreto Municipal 1/22, que prevê a realização da coleta de dados, a cada cinco anos, como medida fundamental para preservar o equilíbrio financeiro e atuarial do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Além disso, o censo possibilita a atualização permanente da base cadastral e financeira dos beneficiários (servidores ativos, aposentados e pensionistas) da administração municipal, especialmente para elaboração das reavaliações atuariais.

Os segurados do RPPS devem manter sempre atualizados os dados cadastrais - seus e dos dependentes previdenciários - junto ao JaboatãoPrev, devendo comunicar ao órgão sempre que houver alteração das respectivas informações, mesmo que fora do período de censo. A primeira etapa do processo vai ser feita on-line, durante o período de 10/2 a 9/3, por meio do endereço eletrônico: jaboatao.censoprevidenciario.app.br. A segunda fase será presencial presencial para os servidores que, por algum motivo, não puderam realizar o censo on-line.

A lista com a documentação obrigatória a ser enviada, bem como informações sobre canais de atendimento para esclarecimento de dúvidas estão disponíveis na plataforma do censo previdenciário.

Anderson Ferreira entrega obras no bairro de Guararapes

 

 

Foto: Leandro de Santana/PJG

O prefeito Anderson Ferreira entregou duas importantes obras no bairro de Guararapes, no município do Jaboatão dos Guararapes. A construção de muro de contenção vai proteger mais de 80 famílias que viviam sob tensão nos períodos chuvosos na 1ª Travessa Dom Expedito Lopes. Completamente requalificada, a Rua 7 de Setembro, por sua vez, passa a ser mais uma opção para os motoristas seguirem da Estrada da Batalha em direção à BR-101, além de garantir melhor acesso dos moradores às residências e ao comércio local.


Durante o ato de entrega do muro de contenção, a prefeitura ofereceu vários serviços gratuitos à população, com ponto para vacinação contra a Covid-19, na estrutura montada no Monte dos Guararapes. O prefeito Anderson Ferreira acompanhou os atendimentos e ressaltou a importância da obra para a comunidade.


“Temos investido muito em obras de contenção de barreiras em toda cidade e, hoje, estamos fazendo uma entrega que vai proteger mais de 80 famílias. Era um compromisso nosso construir esse muro de contenção, que agora é uma realidade para essas pessoas, que vão chegar na época das chuvas com mais tranquilidade. Mas antes mesmo dessa entrega, já vínhamos realizando várias ações no bairro. Já pavimentamos e requalificamos 11 ruas, colocamos iluminação de LED, inauguramos a Creche Silvia Botelho e estamos na fase de conclusão de outra creche. É dessa forma que trabalhamos para transformar a vida das pessoas”, disse Anderson Ferreira.


Moradora da 1ª Travessa Dom Expedito Lopes desde que nasceu, Vilma Maria do Nascimento Santos ficava preocupada toda vez que chovia porque sua casa está situada em um dos pontos mais altos. “Lá em casa ninguém dormia em dia de chuva. Mas essa obra da prefeitura deixa a gente com mais tranquilidade. Agradeço muito ao prefeito Anderson Ferreira, que foi o único que olhou pra essa comunidade”, falou a dona de casa.

Fred Ferreira quer acompanhamento pós-covid para os recifenses

 


O vereador Fred Ferreira apresentou na Câmara do Recife um projeto que determina que os pacientes que tiveram sequelas provocadas pela Covid-19 tenham acompanhamento na rede municipal de saúde após a alta médica.

A proposta surgiu com base em recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Observatório Europeu de Sistemas e Políticas de Saúde, que avaliaram serem necessários cuidados continuados e prolongados para pessoas que tiveram sequelas da Covid-19.  Por isso, o projeto prevê esse monitoramento deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar.

“Temos sempre que ter um olhar atento às necessidades da população. É dever do município zelar pela saúde e bem-estar das pessoas, principalmente das que têm menos recursos. Com a pandemia já entrando pelo terceiro ano, é fundamental que o Poder Municipal utilize todos os esforços para atuar em defesa do cidadão”, destacou Fred Ferreira.

Apesar de até o momento não se ter ainda números sobre o percentual dos pacientes que ficam com sequelas de longo prazo, estudos destacam um conjunto de sintomas físicos preocupantes, como fadiga severa e aumento do risco de danos ao coração, pulmões e cérebro.

“Entre as pesquisas realizadas, uma delas revelou que em um grupo de 100 pessoas, 78% dos pacientes apresentaram problemas cardíacos mais de dois meses depois de se curarem, dos quais 67% tiveram a forma leve da doença e não precisaram de internação hospitalar durante a infecção pelo Covid-19. A ciência está demonstrando a necessidade do acompanhamento médico destes pacientes, sendo necessário que as Unidades Básicas de Saúde do Recife estejam preparadas para acolher essas pessoas e dar o tratamento adequado para cada caso”, reforçou o parlamentar.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Anderson Ferreira apresenta candidatos do PL que representam setor do turismo

 


O Partido Liberal (PL) vem se preparando para a disputa eleitoral deste ano com o objetivo de ser um dos principais protagonistas e eleger boas bancadas para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Nesta segunda-feira, o presidente da legenda e prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, deu as boas vindas a Josenildo Oliveira e Washington Ferreira que, junto a Teo Barbosa, entrarão na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa e assumir um mandato compartilhado para representar as categorias vinculadas ao transporte de fretamento e turismo. Também participou do encontro o vereador de Olinda, Jojó Guerra (PL).

Josenildo é presidente da União da Mobilidade de Pernambuco (Umpe), Washington preside a Cooperativa de Fretamento e Turismo de Pernambuco e Teo está à frente da Associação de Turismo e Fretamento de Pernambuco (Atufrete). As três entidades reúnem 210 associações, 67 cooperativas e 50 empresas de vários segmentos.

“Decidimos tentar um mandato de deputado estadual porque nossa categoria foi uma das mais atingidas pela crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19 e não tivemos o apoio devido do Governo do Estado. Optamos pela filiação ao PL por acreditar no projeto de Anderson Ferreira, que é um defensor dos interesses da nossa categoria. Anderson é a grande novidade nas eleições deste ano, tanto pela gestão que vem fazendo, como pelo fato de ser uma das principais lideranças que temos em Pernambuco. Nós vamos percorrer o Estado levando o nome de Anderson e apresentando nossas propostas para quem trabalha com fretamento e turismo”, disse Josenildo Oliveira.

Anderson Ferreira se mostrou confiante com a montagem das chapas proporcionais do PL e reafirmou sua defesa à categoria representada por Josenildo, Washington e Teo. “O nosso partido será um dos que terminará as eleições com maior representatividade no cenário político, por isso estamos montando chapas muito competitivas. Em 2018, nosso grupo elegeu a terceira maior bancada na Assembleia Legislativa e a meta é crescer ainda mais neste ano. A chegada de novas lideranças fortalece ainda mais o nosso projeto, principalmente quando representam uma categoria que faz parte de um setor tão importante para a economia de Pernambuco, que é o turismo”, ressaltou.

Homem investigado por estupros e homicídios em Glória do Goitá acaba de ser preso

 


O homem investigado por estupros e homicídios na cidade de Glória do Goitá está preso. 

A informação foi confirmada pela Assessoria de Comunicação da Policia Militar.

Mais informações serão passadas às 15h desta segunda-feira (07/02), em coletiva de imprensa no auditório da sede da Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter 1) em Caruaru, para onde ele foi levado. 

Edson Cândido Ribeiro é o principal suspeito de ter matado e estuprado Jailma Muniz da Silva, de 19 anos, e Kauany Maiara Marques da Silva, de 18 anos. Ele estava foragido desde a última segunda (31).

Mais de 100 Policiais Civis e Militares participaram da operação além da população local que também ajudou nas buscas ao suspeito.