Advogado OnLine

Governo lança plataforma para saque de antigo fundo PIS/Pasep

Publicada em 21/03/25 às 14:57h

por Ney Araújo - Advogado Previdenciarista e Trabalhista


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação)
Denominado de valor esquecido, o antigo fundo PIS/Pasep, que vigorou de 1971 a 1988, chega a R$ 26 bilhões, tendo como beneficiários 10,5 milhões de cotistas.
De acordo com informação da Agência Brasil, uma plataforma lançada pelo Ministério da Fazenda vai ajudar na consulta e acesso a cotas do antigo fundo PIS/Pasep, extinto em abril de 2020. É o sistema de ressarcimento de valores do extinto PIS/Pasep, o Repis Cidadão, que vai auxiliar quem trabalhou com carteira assinada ou como servidor público entre 1971 e 1988 e não sacou o dinheiro.https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.png?id=1634053&o=node https://agenciabrasil.ebc.com.br/ebc.gif?id=1634053&o=node

De acordo com o que informamos no início desse breve comentário, são 10, 5 milhões de pessoas nessa situação, e o valor esquecido chega a R$ 26 bilhões. Segundo a Fazenda, os primeiros ressarcimentos serão pagos no próximo dia 28 de março. Para acessar o Repis Cidadão, o trabalhador ou herdeiro precisará ter conta no portal gov.br, nível prata ou ouro.

A plataforma vai unificar as informações para a retirada do dinheiro, com orientações específicas para os beneficiários. A consulta poderá ser efetuada na nova página repiscidadao.fazenda.gov.br, e também pelo aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal.
Em 2020, o fundo foi extinto e os recursos transferidos para a conta do FGTS em nome do trabalhador.

Saiba mais:
Curso obrigatório fora do expediente - Horas extras
 
A 7ª Turma do TST condenou o Banco Bradesco a pagar horas extras a uma bancária que teve de participar de cursos online fora do horário de expediente. 

A decisão segue o entendimento do TST de que o período destinado à realização de cursos obrigatórios de aperfeiçoamento, quando ultrapassa o limite máximo da jornada, deve ser remunerado como trabalho extraordinário, por se tratar de tempo à disposição do empregador.


Ney Araújo, Advogado Previdenciarista e Trabalhista



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

Participe!

(81) 99920-3300

Visitas: 556973
Usuários Online: 17
Copyright (c) 2025 - Blog do Leo Lima
Converse conosco pelo Whatsapp!