A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizou nesta quarta-feira (19), o planejamento das ações para implantação das Estações Disseminadoras de Larvicidas (EDLs) no município, com o intuito de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti , transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
As EDLs são uma inovação tecnológica apoiada por evidências científicas, sendo armadilhas compostas por potes plásticos pretos equipados com telas impregnadas de larvicida. Essas estações atraem os mosquitos, que depositam seus ovos. Ao entrar em contato com o larvicida, os mosquitos disseminam o agente químico ao voar para outros criadouros potenciais, interrompendo o ciclo de reprodução.
Jaboatão dos Guararapes foi selecionado como um dos 15 municípios prioritários com mais de 100 mil habitantes para receber 3.000 EDLs do Ministério da Saúde. Para alinhar estratégias e garantir a efetividade do equipamento, uma equipe multidisciplinar, incluindo representantes locais e especialistas do Ministério da Saúde e da Fiocruz, se reuniram no Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), no bairro de Piedade, para orientações sobre montagem, uso e manutenção do equipamento.
“Ter essa oportunidade de trazer para Jaboatão, segundo maior município do estado de Pernambuco, uma nova tecnologia para combater essas arboviroses é motivo de orgulho. Graças ao trabalho de grande potência de vocês, agentes de endemias, nós vamos ser exemplos para as outras cidades da Região Metropolitana do Recife. Vamos agora trabalhar ainda mais organizados e levar o melhor para a população jaboatonense”, destacou a secretária municipal de saúde, Zelma Pessôa.
Gleize Patrícia, agente de endemias, destacou a importância do novo equipamento para o trabalho dos profissionais. “Vai ser maravilhoso ter o EDL no nosso dia a dia, porque vai nos ajudar de forma mais eficaz no combate ao Aedes aegypti ”, disse a agente.