A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, realizou, na manhã desta terça-feira (27), a abertura da 4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, no auditório da UNIFG (Centro Universitário dos Guararapes). O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar propostas a serem implementadas nas políticas públicas municipais, estaduais e federais voltadas à pessoa idosa. A conferência segue até esta quarta-feira (28).
Mais de 200 pessoas participaram da cerimônia de abertura, entre convidados, delegados e observadores. A programação contou com a apresentação cultural da Dança Cigana, realizada pelo Grupo de Convivência de Pessoas Idosas Combustível e Alegria, de Barra de Jangada. Em seguida, a primeira-dama do Jaboatão, Andrea Medeiros, dirigiu-se ao público. “É um momento importante para todos nós, pois estamos aqui com o propósito de trocar ideias sobre o que há de melhor para as pessoas da terceira idade. Precisamos sempre ter um olhar para o próximo”, afirmou, incentivando o público a trocar cumprimentos e abraços.
O prefeito Mano Medeiros destacou que a conferência é uma oportunidade de diálogo entre a sociedade e o poder público. “A prefeitura escuta a população e também apresenta suas ideias. A soma dessas vozes representa o desenvolvimento de uma sociedade que pensa em uma vida melhor para as pessoas idosas”, disse.
Estiveram presentes a vice-prefeita Irmã Babate; a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar; a promotora de Justiça dos Direitos Humanos, Milena Mascarenhas Santos; a integrante da Comissão Organizadora da Conferência, Maria Auxiliadora Lourenço; e a vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Margarida Maria Santos. Após a abertura, foi realizada a palestra “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.