A Prefeitura do Jaboatão, em parceria com o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, concluiu, nesse último final de semana, entrega de mais 317 Cadastros da Agricultura Familiar (CAF) a agricultores de diversos engenhos da zona rural do município. O documento do CAF é o principal instrumento de identificação do agricultor familiar e permite o acesso a uma série de políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor, como o crédito rural, programas de aquisição de alimentos, assistência técnica e incentivos à produção. Nos últimos dois anos, mais de mil pessoas já foram beneficiadas.
Foram contemplados moradores dos engenhos Duas Unas, Goiabeira, Macujé, Muribequinha, Pedra Lavrada, Penanduba, Penandubinha e São Salvador. A ampliação do número de agricultores com o CAF é uma das metas monitoradas diretamente pelo gabinete do prefeito Mano Medeiros. "Chegar junto das famílias da área rural e garantir com que elas tenham acesso às políticas públicas que as ajudem no sustento e desenvolvimento é um compromisso da nossa gestão. Essa valorização com a retirada do CAF é uma dessas atividades que buscamos para esse fortalecimento da cultura do campo. E vamos seguir promovendo novos mutirões para ampliar ainda mais o números de famílias com o documento", ressaltou.
Para a secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo do Jaboatão dos Guararapes, Roberta da Fonte, a ação representa um avanço no reconhecimento e valorização da agricultura familiar no território. "Com isso, estamos promovendo inclusão produtiva e desenvolvimento sustentável nas comunidades rurais do município", destacou.