A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria executiva de Defesa Civil do município, participou nesta quarta-feira (30), de uma reunião na Universidade Federal de Pernambuco, na Cidade Universitária, com representantes das defesas civis estadual, municipal e federal a respeito das ações integradas da Operação Inverno desse ano. Na ocasião, houve troca de experiências e compartilhamento de informações estratégicas entre as instituições sobre ações preventivas de Defesa Civil.
Durante o encontro, foram apresentados painéis temáticos abordando o prognóstico de chuvas e monitoramento meteorológico para este ano. Além disso, foram feitas orientações a respeito do equipamento Defesa Civil Alerta (DCA), que será implantado nos municípios pernambucanos para emissão de alerta de chuva à população. O papel do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Governo Federal, também foi tema, com articulação junto aos órgãos federais e estaduais para dar apoio, em casos dos desastres naturais.
No final, a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco explicou a questão da gestão de riscos e desastres naturais no Estado.
Segundo o secretário executivo de Defesa Civil do Jaboatão, Elton Moura, o encontro abordou o conjunto de ações desenvolvidas nas esferas federal, estadual e municipal na área de Defesa Civil. “Esta reunião é uma das etapas de preparação para a Operação Inverno deste ano, que integra todos os setores envolvidos. A Defesa Civil de Jaboatão tem o mapeamento das áreas de risco, onde os setores mais críticos são constantemente monitorados pelas equipes do município", falou Moura.
A vice-governadora do Estado, Priscila Krause, agradeceu o empenho e a dedicação das defesas civis municipais juntamente com a Defesa Civil estadual. "São vocês que estão na ponta e em contato direto com a população, dando proteção e assistência ao cidadão, quando ocorrem os desastres naturais", enfatizou.
"Cada município tem suas particularidades e seus desafios. Por isso, no momento em que vestimos o colete, temos que ter essa vontade de fazer e transformar porque conhecemos as vulnerabilidades das áreas de risco", disse o secretário executivo de proteção e defesa civil do Estado, Clóvis Ramalho.
Participaram do evento o secretário de Defesa Civil do Estado, Alessandro Carvalho, o diretor do Cenad, Armin Braun, além de representantes das Defesas Civis dos municípios do Grande Recife, Zona da Mata Norte, Sul e agreste do Estado. Também estiveram presentes representantes dos estados da Bahia e Rio Grande do Norte.