A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), realizou nesta quinta-feira (8), uma atividade com os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Solar dos Guararapes, onde eles aprenderam a mexer em uma horta orgânica. A ação faz parte do Horta em Todo Canto, programa coordenado pelo IPA, e visa ensinar técnicas de cultivo orgânico e promover a inclusão social.
Os participantes tiveram a oportunidade de aprender na prática como cultivar uma horta orgânica, como mexer com a terra, plantar e colher da forma correta. A iniciativa proporcionou conhecimento em agricultura urbana e também fortaleceu vínculos, estimulando a interação entre os usuários do CAPS.
“Essa ação mostra nosso compromisso com a saúde e a qualidade de vida da nossa população. Acreditamos que com parcerias, iniciativas como essas transformam a vida e o cotidiano das pessoas. Além de ensinar, a horta também irá ajudar na busca da melhora dos nossos pacientes”, enfatizou o prefeito Mano Medeiros.

Rafael Tavares é paciente do CAPS Solar dos Guararapes e expressou sua felicidade com a realização da nova horta. “A horta ajuda muito com o meu tratamento, tenho para mim como uma terapia, é onde consigo ficar mais calmo e me sentir bem. Estou muito feliz por ajudar com essa nova horta, vai ser o lugar onde eu mais vou ficar”, disse Rafael.
“Realizar atividades como essa com os nossos usuários nos ajudam a manter o tratamento da melhor forma para eles. Eles ficam mais participativos e interagem uns com os outros. Esta parceria da gestão municipal com a gestão estadual veio para fortalecer ainda mais o serviço que prestamos”, destacou a secretária municipal de saúde, Zelma Pessôa.
CURSO
O programa também oferece o Curso de Implantação de Horta Orgânica. Com 4 módulos, ocorre uma vez por semana e oferece aulas por meio de metodologia participativa em hortas, com conteúdos específicos onde são abordados assuntos como minhocários, composteira e sementeira. Ao final, todos receberão certificados de conclusão e estarão aptos para trabalhar em hortas.